Media Quiosque

ONG The Halo Trust sensibiliza população sobre perigo de minas no Rivungo

Um total de 15 mil e 867 pessoas, entre crianças e adultos do município do Rivungo, no Cuando Cubango, foram sensibilizadas de Janeiro à presente data sobre o perigo de minas e outros engenhos não detonados, numa iniciativa da ONG The Halo Trust.

Trata-se de cidadãos residentes na sede municipal do Rivungo e nas comunas de Chipundo e Luiana (Jamba), localidades onde estão a decorrer acções de verificação e de desminagem que estão a ser levadas a cabo pelos especialistas da ONG britânica The Halo Trust. Em declarações, ontem, Quarta-feira, à ANGOP, o administrador comunal do Chipundo, Arão Fio, solicitou à população, particularmente as crianças, a evitarem tocar em objectos estranhos, manterem-se atentos aos sinais de perigo de minas nas suas comunidades. Enalteceu a iniciativa dos especialistas de desminagem em promover ciclos de palestras de sensibilização da população, por existir na sua área de jurisdição mais de 21 campos minados, que necessitam de intervenção para sua clarificação. Sem avançar número de casos de acidentes de minas, informou apenas existirem um controlo de nove zonas com minas na comuna de Luana (Jamba), oito na sede do Rivungo e quatro em Chipundo.

O município do Rivungo, um dos nove do Cuando Cubango, está situado a mais de 800 quilómetros a Leste de Menongue, capital da província. Faz fronteira a Leste com a Zâmbia e a Sul com a Namíbia, tem uma população estimada acima de 53 mil habitantes, distribuídos em três comunas, nomeadamente Luiana, Chipundo e Neriquinha.

ÚLTIMA

pt-ao

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281977496881083

Media Nova