Media Quiosque

“Não temos patrocinadores para chegar ao Girabola”

Entrevista: Mário Silva Fotos: DR

Clube Nacional de Benguela, equipa ● em que brilharam Pinto Leite, Garcia, Benchimol e Akwá, este encerrou a carreira ontem, não tem patrocinador para chegar ao Nacional de futebol, revelou o presidente da agremiação, Evanir Coelho.

O Clube Nacional de Benguela, vencedor da Taça de Angola de 1980, equipa em que brilharam Pinto Leite, Garcia, Benchimol e Akwá, este encerrou a carreira ontem, não tem patrocinador para chegar ao Campeonato Nacional de futebol, por isso vai continuar apostar no futebol da comunidade, revelou, em entrevista ao jornal O PAÍS, o presidente da agremiação desportiva, Evanir Coelho

Como entra para o dirigismo desportivo? Joguei futebol na académica do lobito parei por razões de saúde, sempre apoiei causas sociais entre elas o futebol, dirige a equipa do município Cubal, onde trabalho como professor, e abracei o desafio. Antes trabalhei durante seis meses no 1° de Maio, como membro de direcção.

Qual é o estado actual do Clube Nacional de Benguela?

Aos poucos, graças a Deus, estamos a recuperar a mística do histórico Nacional. Para isso, vamos continuar a apostar forte na formação nas diversas modalidades, como o futebol, o xadrez, o judo, o atletismo e o andebol. Mas, também, de um bom cidadão capaz de enfrentar os desafios desta sociedade que está cada vez mais exigente.

Quantos atletas estão inscritos na equipa de futebol?

Neste momento, à nossa escola de futebol tem inscritos mais de 700 atletas tornando-nos para além de um dos projetos desportivos sociais mais promissor do país, bem como numa das maiores comunidades de praticantes do desporto rei.

Como é feito o processo de captação de novos futebolistas?

O Nacional por si só é um chamariz por tudo quanto a sua história representa. Hoje, temos uma organização que cativa qualquer menino para entrar no nosso grupo, temos acompanhamento médico, pedagógico, ensinamos valores morais e sociais com realce para o Hino Nacional, símbolo máximo do nosso patriotismo antes de cada sessão de treinos. Temos núcleos nos mais variados bairros, e vamos fazendo “Scouting” nas diversas equipas com as quais jogamos.

O Nacional de Benguela tem alguma parceria com equipas estrangeiras?

Temos parceria com o clube português da União Desportiva Vilafranquense, fundado em 1957, mas temos um grupo de agentes que se

“O nosso objectivo é recuperar a mística do Clube Nacional de Benguela. Para isso, vamos continuar a apostar na formação”

responsabilizam a divulgar os nossos jogadores da formação… Neste momento, ou seja, em seis meses conseguimos colocar oito jogadores na Europa.

Como sobrevive o clube?

Em verdade, a nossa segurança seriam os sócios. Infelizmente, o absentismo é notável em qualquer clube e no nosso não foge à regra, por isso criamos mecanismos para colmatar esta ausência.

Explique melhor…

Com a rentabilização das infraestruturas, do clube como a nossa maior fonte de receitas, e a contribuição dos pais dos meninos da escola de futebol. Algumas pessoas de bom senso fazem doações esporádicas e vamos sobrevivendo na esperança que o nosso investimento desportivo e económico, a formação, possa surtir efeito. Estamos optimistas!

Apesardoabsentismodealguns sócios, os mesmos têm as quotas regularizadas?

Isso é um bicho-de-sete-cabeças por mais políticas que criamos, uns por esquecimento outros por ignorância, outros ainda porque acham que os dirigentes vão usar os dinheiros para fins pessoais. Fizemos um investimento actual, em que qualquer parte do mundo alguém pode se tornar sócio do Nacional, em dez minutos.

Quais os escalões que o clube movimenta?

No futebol temos os escalões de infantis iniciados, juvenis, juniores e seniores, é de realçar que por causa do número de crianças temos duas equipas em cada escalão.

Quandoaofutebolfeminino,comoestáoNacionaldeBenguela?

É sim uma realidade. Somos o único clube federado a participar no Provincial.

Quais são as dificuldades que o clube tem enfrentado?

Temos inúmeras dificuldades. Não temos um patrocinador, mas temos ordenados por pagar a mais de 40 funcionários… Ainda assim, não vamos desistir.

Quanto gasta para a manutenção do Estádio São Filipe?

Geralmente, usamos o espírito de interajuda. Quem utiliza o recinto deve contribuir com um valor aproximadamente em 50 mil kwanzas para manutenção do recinto, onde brilharam Lino, Pinto Leite, Johnson, Garcia, Benchimol, Barros, Quim, Silva, Renato, Moio, Canducho, Leandro, Baptista, Samuel, Kalaca e Nelson.

Como convenceu o Akwá, atigo capitão dos Palancas Negras, emterminaracarreiranoclube?

Akwá é dos maiores ícones do futebol angolano, em particular do Clube Nacional de Benguela. Na qualidade de ser filho da nossa agremiação, prometeu a mim que quando a equipa precisar dele viria mesmo que fosse com uma perna partida. O clube precisa dele para mostrar aos mais jovens como Josemar, By, Tárcio, Liedson e tantos outros talentos que estão a ser formados aqui no clube.

Para quando o clube no Girabola, Campeonato Nacional de futebol?

Não temos ambições para isso, mas pela grandeza do Nacional é preciso que tenhamos um “sponcer” para chegarmos ao Campeonato Nacional de futebol da primeiradivisão.Senão,vamoscontinuar a jogar o nosso futebol de comunidade e dar um ‘banho’ de organização e comprometimento ao mundo… através do nosso Provincial de Benguela e da Taças de Angola, segunda maior prova do calendário da Federação Angolana da modalidade.

Qual é o objectivo do clube na TaçadeAngola?

Fazer a festa, mostrar ao mundo que aqui forma-se atletas e homens… Em verdade, é uma boa montra para nós. Queremos dar alegria a comunidade simplesmente, o que vir a mais é lucro.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-ao

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281913072371643

Media Nova