Media Quiosque

Rússia qualifica como blasfémia posição dos EUA sobre Tribunal especial

ARússia qualificou, ontem, como blasfémia a posição dos Estados Unidos sobre a criação de um Tribunal Especial Internacional para julgar crimes de agressão russos na Ucrânia.

Os Estados Unidos apoiaram, na Terça-feira, a criação de um tribunal especial para julgar “crimes de agressão” da Rússia na invasão da Ucrânia,defendendoqueoórgãofique “enraizado no sistema judicial ucraniano”.

Um porta-voz do Departamento de Estado disse que Washington prerança tende obter “apoio internacional significativo” para a criação de tal estrutura, em particular dos aliados europeus, e gostaria que o tribunal ficasse localizado num outro paísdaEuropa.Trata-sedaprimeira vez que Washington - tradicionalmente com reservas perante mecanismos de justiça internacional - se manifesta explicitamente a favor da criação de um tribunal deste tipo para julgar crimes cometidos durante a invasão russa da Ucrânia. A posição foi divulgada dias depois de o Tribunal Penal Internacional (TPI) ter emitido um mandado de detenção do Presidente russo, Vladimir Putin, pelo seu alegado envolvimentonadeportaçãodecriançasdeterritóriosucranianosocupados para a Rússia.

Os Estados Unidos, tal como a Rússia e a Ucrânia, não subscreveram o Estatuto de Roma, o tratado que sustenta o TPI, com sede em Haia. Na reacção à posição norte-americana, a embaixada russa em Washington disse que os Estados Unidos “continuam a demonstrar que não respeitam o Direito Internacionalenquantodefendemosseuspróprios interesses geo-políticos”.

ACTUAL

pt-ao

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281891597535163

Media Nova