Media Quiosque

Montante negociado é determinante para evolução do mercado de capitais

Especialista entende que Ofertas Públicas de Venda do Banco Caixa Angola (BCGA) e do Banco Angolano de Investimentos (BAI) foram lote fundamental para as mais de 64 mil contas custódias registadas em 2022

Ladislau Francisco

Conforme os dados da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) de 2016 a 2022 as transacções na BODIVA observaram um aumento de 327.52%, com uma média anual de 898,42 mil milhões de kwanzas. Assim, o montante negociado saltou de 366 mil milhões de kwanzas, em 2016, para os 1 564 mil milhões de kwanzas, em 2022.

Para o economista Heriwalter Domingos, a evolução do mercado de capitais, está intrinsecamente associado ao aumento do montante negociado. Isto é, quanto maior for o montante negociado e respectivamente a base de investidores, maior será o nível de evolução do próprio mercado.

O economista explica ainda que uma das variáveis objectivas para se determinar o crescimento da base de investidores é o número de contas de custódia existentes. Nesta conformidade, aponta, o ano de 2022 encerrou com cerca de 64.031 contas de registo individualizado de títulos, comummente contas de custódia, “representando um crescimento de 155.87% face ao período homólogo”, esclareceu.

Heriwalter disse ainda que os factores que levaram ao respectivo alarprofundidade da base de investidores, estão associados, fundamentalmente, à criação das contas de custódia durante as Ofertas Públicas de Venda do Banco Caixa Angola (BCGA) e do Banco Angolano de Investimentos (BAI), a criação das contas de custódias resultantes das subscrições de fundos de Investimentos e a simplificação de processos de abertura das contas utilizadas por parte de alguns membros BODIVA.

A evolução

A BODIVA e o mercado de capitais em geral, solidificam-se cada vez mais como uma pedra importante para o fortalecimento do sistema financeiro angolano. A dinamização do mercado de capitais, retira a sobrecarga a que estavam sujeitos os bancos comerciais, que até então eram a única fonte de financiamento, que as empresas tinham, por via dos créditos. Sendo que para Heriwalter Domingos, o processo de evolução da Bolsa de Valores em Angola e, respectivamente, do mercado de capitais deve ser observado em duas componentes, a primeira que olha para eventos que foram determinantes para o surgimento de uma bolsa de valores funcional, e uma segunda que olha para a evolução contranatura da bolsa de valores em Angola.

De 2014 a 2022, de acordo com os relatórios publicados pela BODIVA, foram lançados cerca de oito segmentos de mercado, com particular destaque para o Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (“MBTT”) que possibilitou o alcance de uma maior do mercado através da multilateralidade das operações executadas em bolsa.

Sendo que, conforme os dados, alinhado ao MBTT ainda no espectro do mercado de bolsa, um outro marco que colocou a BODIVA no radar ao nível dos mercados com empresas cotadas, foi o lançamento do Mercado de Bolsa de Acções (MBA) que em 2022 chegou a representar 1,56% dos movimentos na BODIVA.

As vantagens para o investidor

Questionado sobre as vantagens e os desafios da BODIVA, Heriwalter Domingos disse que face ao processo de evolução da bolsa de valores angolana de forma especifica e extensivamente do mercado de capitais em Angola, certamente o impacto para os investidores configura-se como sendo positivo e desafiador, uma vez que, hoje o investidor além de estar integrado num sistema centralizado de valores mobiliários, consegue monitorar todo o seu investimento em valores mobiliários de forma rápida e cómoda através da carteira do investidor lançada pela BODIVA. Deste modo, em virtude desta evolução, hoje o investidor tem um legamento que de instrumentos financeiros alternativos aos tradicionais oferecidos pela Banca e acima de tudo considera-se cada vez mais, que a evolução do mercado resultou numa maior penetração das acções de educação financeira, fazendo cada vez mais sentido para o investidor a frase “Penso, Logo Invisto!”

ECONOMIA

pt-ao

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281809993156539

Media Nova