Media Quiosque

Expo-Indústria com olhos no relançamento do sector

O Presidente da República, João Lourenço, prestigiou ontem, a abertura da Expo-Indústria, que decorre na Zona Económica Especial de Viana, até 01 de Abril. Mais de 200 empresas estão a participar no evento, em representação de sete províncias

Miguel Kitari

Já começaram os negócios na Expo-Indústria, exposição que vai já na sua 5ª edição e estão presentes empresas do sub-sector extractivo, transformador, alimentar e outras. Na sua alocução, o ministro do Comércio e Indústria, Vítor Fernandes, disse que “após três anos de ausência, Angola volta a receber a Expo Indústria e que a abertura é propícia para uma profunda reflexão sobre as potencialidades do nosso país, a necessidade de relançamento do parque industrial assente nas políticas de desenvolvimento rumo à diversificação económica, assim como a criação de empregos e de empresas cada vez mais competitivas”, disse o governante.

Dirigindo-se ao Presidente da República, Vítor Fernandes disse que a Expo-Indústria é um dos maiores eventos do género que se realiza no país, com reconhecimento internacional e assegurou a sua condição de montra de exposição industrial internacional.

“É uma verdadeira vitrina da robustez da transformação enquanto produção nacional, do consistente comércio e do emergente sector industrial. Nesta exposição, é evidente que queremos destacar, Senhor Presidente, a força da produção nacional”, destacou.

Os macro projectos da indústria

Vítor Fernandes disse que o sector da Indústria e Comércio tem em marcha o Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola (PDIA), que sistematiza as orientações das políticas orientadas pelo Presidente da República, dado o seu papel na diversificação da economia e na ampliação dos investimentos, tanto públicos quanto privados neste domínio.

Dentre os vários projectos em curso, o ministro citou a operacionalização dos Pólos de Desenvolvimento Industrial, os Parques Industriais Rurais e o Plano Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural. De acordo com o governante, o Plano Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), entre outros factores, está a potencializar o comércio e a indústria, através dos operadores de transporte de mercadorias, reduzindo as limitações de acesso dos produtores aos mercados, e aumentando, em quantidade e qualidade, o acesso do comércio e da indústria aos bens primários.

Os Pólos de Desenvolvimento Industrial e os Parques Industriais Rurais são infra-estruturas de localização industrial, nas quais se concentram unidades industriais, onde empreendedores podem instalar as suas unidades industriais grandes, médias, pequenas e micros, e se conectarem com fornecedores de matérias-primas provenientes do mercado nacional ou importadas.

O ministro explicou que “dos 22 Pólos Industriais projectados, sete encontram-se em funcionamento nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda, Huambo, Malanje, Bié, Uíge e Cuanza-Norte com área média reservada de mil a 2 mil hectares cada um. Apenas três dos 10 parques industriais rurais previstos para construção já se encontram infra-estruturados e em funcionamento, nomeadamente, o de Cacuso (Malanje), o do Tomboco (Zaire) e o da Canjala (Benguela)”, citou.

Esta 5ª edição decorre num espaço com área de 2000m2 de exposição, e conta com 238 expositores nacionais e internacionais, em representação de sete províncias. Os principais sectores em exposição congregam o agronegócio (8%), o artesanato (10%), a banca e seguros (5%), comércio e distribuição (12%), construção civil (22%), indústria mobiliaria (5%) e têxtil (11%), petróleo e gás (8%), restauração (11%) e outros serviços (15%).

HOJE:

pt-ao

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281771338450875

Media Nova