Media Quiosque

Criação de indústria de hidrogénio pode propiciar mais emprego em Angola

A garantia é do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que falava durante a 9ª edição do “Diálogo de Transição Energética de Berlim”, que decorreu na cidade alemã com o mesmo nome entre os dias 28 e 29 de Março

Durante o certame que foi aberto pela ministra das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, Annalena Baerbock, o ministro angolano destacou que em termos de emprego, o país poderá gerar mais postos de trabalho, com a criação de uma nova indústria de hidrogénio, assim como poderá aproveitar o capital humano e conhecimento da indústria petrolífera para qualificar este novo sector. Naquele importante fórum, o ministro João Baptista Borges participou no painel sobre Descarbonização da Indústria - Histórias de Sucesso e Desafios da Economia Global do Hidrogênio, onde, tomando da palavra, fez uma abordagem geral sobre o estado e avanços das energias renováveis em Angola.

Referiu mesmo, mais especificamente sobre o hidrogénio verde, que Angola poderá, de forma mais realista, exportar este produto em 2025, em forma de amónia, fazendo, no entanto, o uso do mesmo produto que pode ser, segundo o ministro, extremamente útil, por exemplo, na agricultura.

Esta edição teve como lema: “Garantindo um Futuro Verde”, onde participaram cerca de duas mil pessoas, de mais de 130 países, incluindo 50 ministros das Relações Exteriores e da Energia e secretários de Estado, assim como 100 palestrantes de alto nível, que se debruçaram sobre questões que visam implementar as metas climáticas globalmente acordadas e investir em sistemas de energia sustentável que sejam acessíveis a todos, a produção de hidrogénio verde, neutralidade climática, segurança do fornecimento de energias limpas e por uma transição climática, que pode ser implementada de forma socialmente justa, especialmente em países do Sul do Globo.

Em termos de enquadramento, o Diálogo de Transição Energética de Berlim foi criado em 2015 e tornou-se num dos fóruns mais importantes do mundo sobre a Transição Energética Global e constitui uma iniciativa conjunta da Federação Alemã de Energia Renovável, da Associação Solar Alemã, da Agência Alemã de Energia e da Eclareon, apoiada pelo Governo Federal alemão.

O referido evento facilita o intercâmbio pessoal entre representantes governamentais de alto escalão, líderes empresariais globais, cientistas, líderes de organizações internacionais e ONGs.

Formuladores de políticas de alto nível, indústria, ciência e sociedade civil têm a oportunidade de partilhar as suas experiências e ideias, discutir e resolver desafios urgentes, formar e /ou fortalecer parcerias e desenvolver estratégias em busca de uma transição energética global segura, acessível e ambientalmente responsável, tendo como consequência a médio/longo prazos promover a necessária eliminação gradual dos combustíveis fósseis e estabelecer estruturas alternativas de fornecimento. Uma transição energética que alcance 100% de energia renovável é possível. Essa mensagem foi o ponto de partida para o diálogo iniciado há oito anos. Hoje está mais claro do que esse objetivo é fundamental para combater a crise climática que enfrentamos. O que está em jogo é mais do que salvar o clima.

POLÍTICA

pt-ao

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

2023-03-30T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281672554203067

Media Nova