Media Quiosque

Rússia reivindica sucesso em ofensiva no Leste da Ucrânia

ARússia reivindicou, ontem, sucesso numa ofensiva recente no Leste da Ucrânia, numa altura que Kyiv admite esperar um grande ataque russo e exige que o Ocidente aumente e acelere a ajuda militar

“Actualmente, os combates estão a evoluir com sucesso nas zonas” de Bakhmut e Vugledar, disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, citado num comunicado divulgado após uma reunião entre oficiais do exército e o seu ministério.

Shoigu garantiu ter conquistado sete localidades, incluindo Soledar, uma cidade vizinha de Bakhmut que as forças ucranianas cederam em Janeiro.

O ministro russo também alertou o Ocidente contra o aumento da ajuda à Ucrânia, que, segundo disse, pode “levar a um nível imprevisível de escalada” do conflito.

Os Estados Unidos da América e vários países europeus decidiram, recentemente, enviar tanques pesados ao exército ucraniano para ajudar a combater a ofensiva russa.

Os norte-americanos prometeram também enviar armas com alcance de até 150 quilómetros, que Kiev exigiu para poder atacar os depósitos de munições e linhas de abastecimento russos.

No Sábado, à noite, o Presidente ucraniano, Volodymyr reconheceu que a situação “estava a complicar-se” na frente de combate, em particular em Bakhmut, que jurou defender pelo máximo de tempo possível.

O exército russo, apoiado por mercenários do grupo Wagner, está, desde o verão passado, a tentar conquistar Bakhmut, cidade em grande parte destruída e onde os dois lados têm sofrido pesadas perdas.

Desde Janeiro, o exército russo tem conseguido registar sucessos no terreno e espera sitiar a cidade, agora em grande parte destruída, ou forçar as tropas ucranianas a recuar.

A conquista desta cidade pode abrir caminho a uma ofensiva em direcção a Kramatorsk, a principal cidade de Donbass sob controlo ucraniano.

Moscovo tem também tentado, nas últimas semanas, avançar em Vugledar, onde se situa um centro ferroviário que serve o Sul e o Leste da Ucrânia.

ACTUAL

pt-ao

2023-02-08T08:00:00.0000000Z

2023-02-08T08:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281930252137873

Media Nova