Media Quiosque

HUÍLA REGISTA MAIS DE 1.000 CASOS DE MALÁRIA POR DIA

Os números altos de doentes com malária têm tomado conta da província da Huíla, nos últimos dias, que regista 1000 casos por dia. As autoridades sanitárias locais mostram-se preocupadas e chamam a atenção sobre a necessidade de se reforçar as acções preve

João Katombela, na Huíla

Durante sete dias, as autoridades sanitárias da província da Huíla tiveram o registo de 7377 casos de malária, na razão de mais de 1053 casos por dias. Dos mais de 7377 casos de malária registados, um total de 15 terminaram em óbito, fazendo um registo de duas mortes diariamente.

De acordo com o porta-voz do Gabinete Provincial da Huíla, Júlio Madaleno, os casos de óbito por malária foram registados nos municípios do Lubango, Caconda e Matala, com cinco e quatro casos respectivamente.

“Durante a última semana epidemiológica tivemos o registo de mais de 7000 casos, com um saldo negativo de 15 óbitos, em toda a província. O município com mais casos, e que nos preocupa, é o de Caconda”, revelou.

As constantes chuvas, que se registam na província da Huíla, contribuem para o crescimento da doença nesta parcela do território nacional, segundo aquele responsável.

O Gabinete Provincial da Saúde na Huíla defende a urgência na aposta na medicina preventiva para evitar que o número de óbitos ultrapasse o suportável. O responsável disse ainda que o aumento de casos continua a preocupar as autoridades sanitárias.

“É necessário que os nossos colegas nos municípios redobrem os esforços nos programas de sensibilização e mobilização das comunidades para que possamos nos prevenir contra os casos de malária”, disse.

Hospital da Jamba atende mais de 100/dia

O Hospital Municipal da Jamba, recentemente reabilitado e ampliado no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), atende diariamente um total de 120 utentes com diversas patologias, onde a malária lidera a lista.

De acordo com o director clínico do Hospital Municipal da Jamba, Aricliton Franco, o aumento do número de pacientes devese à disponibilidade de medicamentos, assim como a melhoria dos serviços nesta unidade hospitalar.

Aricliton Franco informou, por outro lado, que com a ampliação da referida unidade sanitária o número de camas passou de 14 para 100 .

Durante a última semana epidemiológica tivemos o registo de mais de 7000 casos, com um saldo negativo de 15 óbitos em toda a província. O município com mais casos, e que nos preocupa, é o de Caconda

PRIMEIRA PÁGINA

pt-ao

2023-02-08T08:00:00.0000000Z

2023-02-08T08:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281749863511441

Media Nova