Media Quiosque

Isenção de vistos na mira da cooperação entre Angola e Etiópia

Angola e Etiópia poderão assinar, brevemente, três instrumentos jurídicos de cooperação, com destaque para os de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, que visam criar uma nova dinâmica nas relações entre os dois países.

A assinatura dos acordos poderá ocorrer à margem da Cimeira da União Africana (UA), a realizar-se em meados do mês corrente em Adis Abeba. O entendimento entre ambos Estados foi alcançado durante um encontro que o embaixador de Angola na Etiópia, Francisco José da Cruz, manteve, ontem, com o directorgeral dos Assuntos Africanos do Ministério etíope dos Negócios Estrangeiros, Fissela Shawel, de acordo com uma nota a que OPAÍS teve acesso. A referida nota expressa ainda que os dois diplomatas concluíram que estão criadas as condições para a assinatura do Acordo Geral de Cooperação nos domínios económico, técnico-científico e cultural, bem como do “Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia”.

De igual modo, Francisco da Cruz e Fissela Shawel consideraram estarem concluídas as negociações do acordo sobre a isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e perspectivaram a revisão, a curto prazo, do Acordo de Serviços Aéreos, tendo como base a proposta apresentada pela parte etíope no sentido de se efectuar o devido enquadramento legal do Programa de Manutenção e Reparação de Aeronaves Angolanas em Adis Abeba.

Angola e Etiópia com poucos acordos de cooperação

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1977, Angola e a Etiópia assinaram poucos acordos de cooperação.

POLÍTICA

pt-ao

2023-02-08T08:00:00.0000000Z

2023-02-08T08:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281724093707665

Media Nova