Media Quiosque

MED QUER VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DISTANTE DAS ESCOLAS

A preocupação foi manifestada por um dirigente do Ministério da Educação, na ocasião das jornadas de combate ao consumo de bebidas alcoólicas nas escolas, ocorrida no início deste mês, no Colégio Angolano de Talatona

Alberto Bambi

SOCIEDADE: O consultor do secretário de Estado para o ensino secundário, Bastos Teixeira, disse, recentemente, que o Ministério da Educação (MED) tem estado a recomendar às direcções escolares para dialogarem com os comerciantes das redondezas das instituições que dirigem para se afastar, cada vez mais, a venda de bebidas alcoólicas ao redor destas instituições de ensino.

Bastos Teixeira, consultor do secretário de Estado para o ensino secundário, assegurou, recentemente, que o Ministério da Educação (MED) tem estado a recomendar as direcções escolares para dialogar com os comerciantes das redondezas das instituições que dirigem, para se afastar, cada vez mais, a venda de bebidas alcoólicas.

“Porque é um motivo de influência directa ou indirecta para os jovens que estão nos arredores desses estabelecimentos. A ideia é esforçarmo-nos todos para melhorar esse aspecto que não é bom e, dessaforma,afastarmososinfanto-ju venis dos consequentes efeitos, que são negativos, e que, de alguma forma, afectam naquilo que é o comportamento dos nossos estudantes”, declarou o técnico da Educação.

O consultor realçou que este é um papel das próprias escolas em si, dos gestoresdasmesmas,edospróprios professores que têm estado sempre a dialogar com os alunos, no sentido de levá-los a esse conhecimento e fazer que eles acatem esses subsídios pertinentes que os ajudarão no seu crescimento.

“E nós entendemos que não é um bom comportamento, sendo que apelamos sempre aos lojistas a olharem para este aspecto que é necessário, embora se esteja perante a umaactividadecomercial”,ponderou o dirigente.

Para Bastos Teixeira, a comercialização de bebidas alcoólicas pode muito bem ser realizada fora do alcance dos estabelecimentos de ensino, para que, desta forma, se evitem influências externas que possam comprometer aquilo que é o desenvolvimento das crianças.

O MED olha para as lojas que vendem bebidas alcoólicas próximo da escola com alguma preocupação, para a qual chama o envolvimento da sociedade, soube O PAÍS do entrevistado, que garantiu que o ministério tem estado a incentivá-los, a fim de que possam afastar-se do circuito escolar, de modo que não voltem a comercializar tais produtos nos referidos pontos.

Smached Angola, o combate ao consumo de álcool

Segundo Bastos Teixeira, foi o valor do impacto que moveu uma representação do Ministério da Educação à cerimónia de apresentação do projecto Smached Angola 2023, levado acabopela internacional The Bridge Global, no dia 1 de Fevereiro, no Colégio Angolano de Talatona (CAT).

Nessa ocasião, o representante do MED garantiu o apoio institucional do órgão que rege o ensino e a educação em Angola, tendo classificado a presença do MED como motivo de preocupação pelo fenómeno.

Abraçar as iniciativas do género que levam a que os jovens tenham maior consciência e mude o seu comportamento, em termos de actuação, relacionado com o uso de bebidas, foi outra garantia deixada por Bastos Teixeira,

Considerando-o como um mal que inferna a sociedade, o consultor da Educação realçou, nesse dia, sobre o interesse que o projecto Smached Angola 2023 pode causar a qualquer educador, já que visa partilhar informações com estudantes acerca dos riscos associados ao consumo de álcool por parte de menores de idade.

Também consentiu que o fenómeno tem sido uma preocupação de um grupo social muito abrangente que valorizar e toda as iniciativas, razão pela qual a presença do MED se cingiu em impulsionar e dar a sua voz aos promotores do projecto cujo impacto se advinha a favor dos estudantes.

O Ministério da Educação está atento a todas iniciativas positivistas, quer sejam das escolas publicas ou das privadas, que vão de encontro àquilo que são as necessidades do sector e que levam informação qualitativa, para que os jovens possam ter um crescimento sadio e possam contribuir para o crescimento do país.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-ao

2023-02-08T08:00:00.0000000Z

2023-02-08T08:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281505050375569

Media Nova