Media Quiosque

Angola e Etiópia podem implementar isenção de vistos

Neusa Filipe

● Angola e Etiópia poderão assinar, brevemente, três instrumentos jurídicos de cooperação nos domínios da isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, que visam criar uma nova dinâmica nas relações entre os dois países.

O Presidente da República, João Lourenço, enalteceu, ontem, a visita de Estado do Rei da Espanha, Felipe VI, a Angola, afirmando que a mesma elevou ao mais alto patamar as relações entre os dois países, que vêm se edificando de forma sólida e consistente, através de uma interacção regular

João Lourenço, que falava no final de um encontro de trabalho que manteve com o rei espanhol, referiu que, nas últimas décadas, foi possível intensificar a cooperação no domínio empresarial, com o aumento da presença de empresas espanholas no mercado angolano. O Chefe de Estado angolano apontou a necessidade de se traçar um novo quadro de prioridades estratégicas que permitam dinamizar as parcerias e obter, consequentemente, maiores benefícios das suas relações bilaterais.

A Espanha assumirá, no segundo semestre deste ano, a presidência rotativa da União Europeia. Neste sentido, o Presidente João Lourenço reconheceu a sensibilidade do Reino de Espanha para os temas respeitantes ao desenvolvimento de África, encorajando-o a incluir na agenda das prioridades do seu mandato as questões relativas ao apoio e ao financiamento das suas economias, que carecem de recursos para ultrapassar e vencer as persistentes dificuldades que enfrentam e que alega terem sido agravadas pelas consequências resultantes da pandemia da Covid-19. “Ao assumirem esta responsabilidade na União Europeia, a Espanhatrabalharátambémcomoutros parceiros internacionais, na busca das melhores condições para pôr fim à guerra na Ucrânia e garantir uma paz duradoura e definitiva para a Europa”, disse João Lourenço.

Angola é prioridade para a Espanha

Por sua vez, o Rei de Espanha, Felipe VI, sublinhou o interesse do Reinode Espanhaemconhecermelhor a realidade do continente africano nas suas mais diversas áreas, razão pela qual vem trabalhando nos últimos anos em programas para aumentar a sua presença e cooperação nos países africanos, a fim de estabelecer uma união estratégica que lhes permita abordar juntos os diversos eixos.

Felipe VI afirmou que Angola é para a Espanha um país prioritário pela sua estabilidade política, social e pelos seus recursos e perspectivas económicas e activa diplomacia. Enalteceu a determinação de Angola em seguir em frente, apesar das diversas crises climáticas e económicas, defendendo a necessidade de se unir esforços, neste sentido, para que se possa preservar a paz e a segurança das regiões. “Neste aspecto, Angola já deu um grande exemplo, com o seu admirável processo de reconciliação nacional, depois de vários anos de sofrimento”, disse o Rei de Espanha, enaltecendo o esforço e a dedicação que o Presidente João Lourenço tem vindo a demonstrar, na qualidade de presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, para conseguir a paz e a estabilidade na vizinha República Democrática do Congo.

Avançou que o governo angolano está a actuar como um verdadeiro mentor de estabilidade, tanto na região Centro-Africana como na África Meridional, um mérito que tem sido reconhecido pelos seus homólogos, com o título de “O campeão da Paz”, que lhe foi recentemente outorgado.

Acordos

Ainda ontem, foram assinados, durante o encontro entre as duas individualidades, três importantes instrumentos jurídicos, nomeadamente o Memorando de Entendimento entre o Governo da República de Angola e o Governo do Reino de Espanha no domínio dos

Desportos, o Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura, do Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e a Escola Diplomática do Ministério dos Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação do Reino da Espanha e o Memorando de Entendimento entre o Ministério da Indústria e Comércio da República de Angola e o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo do Reino da Espanha sobre Cooperação no âmbito da Indústria. Angolae Espanhamantêmrelações de cooperação há cerca de 40 anos. Esta é a primeira visita de Estado que o Rei Felipe VI realiza a um país da África ao Sul do Sahara, facto que reflecte, para Angola, a relevância que atribui às relações diplomáticas, económicas, comerciais, culturais e científicas existentes entre os dois países.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-ao

2023-02-08T08:00:00.0000000Z

2023-02-08T08:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281496460440977

Media Nova