Media Quiosque

OTAN reassume prioridades da Guerra Fria: manter os russos fora da Europa

A entrega da declaração

ODepartamento do Tesouro dos Estados Unidos entregou a uma comissão da Câmara dos Representantes, controlada pelos democratas, as declarações de impostos do ex-Presidente Donald Trump (2017-2021) em cumprimento a uma ordem do Supremo Tribunal norte-americano, foi Quarta-feira anunciado.

A rede de televisão CNN especificou que as declarações, que abrangem seis anos, principalmente a partir da época em que Trump esteve na Casa Branca, não devem ser divulgadas tão cedo.

A mais alta instância dos Estados Unidos rejeitou em 22 de Novembro o pedido de Trump para manter as suas declarações em segredo e não as entregar à comissão de Formas e Meios da Câmara dos Representantes.

A batalha sobre essas declarações de impostos remonta a 2019, quando a comissão Ways and Means emitiu uma intimação legal para aceder a essas informações como parte da sua investigação sobre possíveis violações fiscais de Trump.

Trump foi o primeiro Presidente dos Estados Unidos desde Gerald Ford (1974-1977) que não publicou a sua declaração de imposto de renda todos os anos, uma tradição que os seus antecessores consideravam parte do seu dever de transparência e prestação de contas ao povo.

Neste 1º de Dezembro, Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, realizou uma conferência de imprensa on-line sobre a segurança europeia. Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, apontou nessa Quintafeira (1º) que se acumulou um grande número de problemas na área da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE, na sigla em inglês).

“Hoje é uma boa ocasião para olhar para o papel que esta organização tem desempenhado desde a sua criação. Desde então, têm havido mais e mais problemas. E hoje, o problema é que se acumulou um grande número de problemas no que agora é chamado de OSCE”, disse ele. Para o ministro, “o espaço de segurança na Europa está definitivamente a fragmentar-se, e a própria OSCE está a tornar-se, para dizer de forma branda, uma entidade marginal”.

Ele também criticou o papel da OTAN.

“Nos lembramos como a OTAN foi criada: foi quando o primeiro secretário-geral da aliança, o senhor [Hastings] Ismay, chegou à fórmula ‘manter os russos fora da Europa, os americanos na Europa, e os alemães sob controlo’. O que está a acontecer agora significa claramente um retorno da OTAN àquelas prioridades conceituais que foram criadas há 70 anos”, afirmou.

Segundo Lavrov, OTAN tem ambições em todas as regiões do planeta e quer dominar o mundo, o que está a levar os países em desenvolvimento a tentar entender o que a aliança estaria a preparar contra eles, disse Lavrov.

Trump entregou, finalmente, a sua declaração de impostos ao Congresso

MUNDO

pt-ao

2022-12-02T08:00:00.0000000Z

2022-12-02T08:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/282011856382363

Media Nova