Media Quiosque

Israel e EUA em exercícios conjuntos para simular ataque contra o Irão

Osimulacro conjunto foi acordado na viagem do comandante das forças armadas israelitas aos EUA, na passada semana. Israel e Estados Unidos realizaram esta semana manobras militares conjuntas no território israelita que simulam ataques contra o Irão e os seus parceiros regionais, como a milícia libanesa Hezbollah e grupos pró-iranianos a operar na Síria.

Os simulacros sobre “diferentes cenários operacionais e vôos de longa distância” decorreram no espaço aéreo israelita e no mar Mediterrâneo, com quatro aviões de combate IAF F-35i, acompanhados por quatro aviões americanos F-15 e um avião de reabastecimento aéreo KC-135, que forneceu combustível a vários aviões de combate IAF F-16i, informou ontem o exército israelita em comunicado, adiantou a EFE.

“Estes exercícios são uma componente chave da crescente cooperação estratégica dos dois exércitos em resposta às preocupantes partilhadas no Médio Oriente, particularmente as levantadas pelo Irão”, indicou o primeiro-ministro israelita em funções, Yair Lapid, que assistiu ontem a parte do simulacro.

O exercício serve para por à prova “as habilidades da Força Aérea israactividade elita,pararecolherinformação,investigar e delinear objectivos e por a informação à disposição das forças operacionais”, acrescentou um porta-voz militar citado pela EFE.

O simulacro conjunto foi acordado na viagem, na passada semana, aos EUA de Aviv Kohavi, comandante das forças armadas israelitas, tendo sido decidido acelerar os planos conjuntos para acções ofensivas contra o Irão.fios na região, a conjunta com o Comando Central dos EUA vai ampliar-se significativamente num futuro próximo”, indicou Kohavi no regresso a Israel.

Os israelitas opõem-se às intenções do presidente norteamericano, Joe Biden, de reavivar um acordo nuclear entre Teerão e as potências mundiais, que implica o alívio das sanções em troca de restriçõesaoseuprogramanuclear, tema que provocou desacordo entre os EUA e Israel, mas que se dissipou perante o fracasso das negociações e os protestos no Irão.

Tendo em conta este cenário, Israel continua a pressionar os Estados Unidos para que preparem planos militares de contingência para evitar que o Irão obtenha uma arma nuclear. Sobre esta questão, Biden disse que está preparado para usar a força militar se necessário, mas prefere esgotar primeiro a via diplomática.

MUNDO

pt-ao

2022-12-02T08:00:00.0000000Z

2022-12-02T08:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/282003266447771

Media Nova