Media Quiosque

Mas, parece que a África continua refém desta forma de agir e pensar?

a capital do Congo (República Democrática do Congo), vai encontrar a localidade que se designa Mbanza Ngungu. Se for aqui no Cuanza Sul há-de encontrar Mbanza do Mucongo ou Mbanza de Calulu. Em todas as localidades onde encontrar a designação Mbanza, à semelhança do que lhe disse sobre as outras culturas, estas localidades são inspiração do Império Kongo.

Recentemente estive a transitar, no âmbito da investigação histórica, naquele trecho entre Mpungu a Ndongo e Cacuso. Encontrei lá uma localidade que se designa Mbanza Ndongo. Isso não é acaso. Se enquandra nessa lógica que acabei de expor.

Está a me parecer que, afinal Mbanza Kongo terá sido a civilização mais relevante do que é hoje território de Angola. Onde é que fica o Império Lunda, o Reino do Ndongo e outras nações culturais mais a Sul de Angola? Também é consequência do preconceito de que fomos “descobertos e civilizados”?

Nós não fomos descobertos. Fomos contactados. Este termo “descoberta” enquadra-se dentro da historiografia do dominador para nos deixar numa situação de inferioridade, dando a entender que éramos, como que, “desconhecidos” da humanidade, quando nós mesmos somos parte da humanidade. Há assuntos por esclarecer em relação a esta matéria pelo que devemos abordá-la oportunamente. ‘Descobrimento’ é um conceito pejorativo para nós. Pode até ser “descobrimento” no orgulho da nação que nos colonizou. Como já lhe disse, até não foram os primeiros a passar por aqui. A única diferença é que eles sedentarizaramse até que, devido a nossa resistência, eles tiveram que empreender o êxodo, por isso mesmo é que a minha obra se intitula: ANGOLA DESDE ANTES DA SUA FUNDAÇÃO PELOS PORTUGUESES ATÉ AO EXODO DESTES POR NOSSA CRIAÇÃO. Mas voltemos a essencial da sua pergunta.

Falei-lhe dos Bantu. Esta não foi a única civilização que povoou a África Central e Austral. Foi a predominante. Existem os Nilóides e outras. Estes aspectos repercutemse até aos dias de hoje, em que não há um choque de civilizações mas há uma relativa colisão entre povos de descendência heterogénea. Entre

nós mesmos, descendentes dos Bantu, temos as experiências negativas que nós tivemos. É preciso não ignorar este aspecto da nossa história.

É evidente que, isso tudo piorou com a extinção do poder central imperial ocorrido no século XVII na Batalha de Ambuila, na guerra entre exército do Kongo e o exército português no dia 29 de Outubro de 1665. Ficou desmoronado o pode mais omnipresente de extensão imperial que mantinha, naquele contexto, a ordem nesta parte da África Central e Austral, desde o Gabão até às zonas mais meridionais como eu disse anteriormente. Para entender isto é preciso abstrair-se do conceito de fronteira física para admitir mais o conceito de fronteira demográfica. Depois o advento da conferência de Berlim fez a que surgisse a grande nação na África Central que é a República Democrática do Congo, cujo único critério da sua formação pelos poderes europeus foi a facilidade que eles tinham que ter garantida para realizarem sem inibição o comércio dentro deste grande espaço. Isso está escrito e nós também retomamos estes documentos e constam da obra.

O Congo (país) assim como o nosso foram criados por potências estrangeiras reunidas em Berlim com o fim último de permitir o acesso irrestrito aos recursos e tesouros da África Central e constituir os nativos como mercado de todos, assim como as colónias eram mercado preferencial monopolista das nações que colonizavam estes territórios.

Para terminar este assunto dirlhe-ia que temos que entender a actualidade contemporânea dos nossos países sem relegar para segundo plano a história dos nossos países, porque preterir o conhecimento da história numa sociedade é condená-la a uma amnésia e desorientação e permitir que forasteiros possam também habilitar-se a que sejam considerados como partes respeitáveis para determinar o destino das nossas nações.

Vou responder-lhe com um exemplo. São inexistentes ou poucos, os países africanos que fabricam armas. Talvez a África do Sul, talvez o Egipto. Mas, muitas das despesas dos orçamentos dos nossos pa

Não houve a preocupação quanto a uma avaliação sobre quais eram as particularidades de cada uma das nações dentro da grande Nação angolana

GRANDE ENTREVISTA

pt-ao

2022-12-02T08:00:00.0000000Z

2022-12-02T08:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281878712396187

Media Nova