Media Quiosque

Angosat – 2 pronto para dinamizar avanços nos sectores da educação e saúde

O Ministro da Telecomunicações Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse ontem que o Angosat – 2 está pronto e vai permitir, a partir dos próximos meses, dinamizar os sectores da educação e da saúde

Valdimiro Graciano

Ao dar a boa-nova, ao longo da apresentação do Programa Espacial Nacional, o titular da pasta confirmou que, a partir do dia primeiro de Dezembro, Angola passou a controlar este dispositivo orbital, no centro de emissão e controlo da Funda.

Além dos sectores da educação e saúde também apontou-se outros campos beneficiários, como o do petróleo, o da agricultura, entre outros. O ministro afirmou que o país vai entrar numa nova era, visto que, doravante, o acesso a informação será expandido noutras áreas.

Mário Augusto Oliveira e demais prelectores sublinharam que, assim, a expansão do sinal de internet vai cobrir a 100% do território nacional e que, por este meio, vai diminuir-se a afluência nos hospitais, através da implementação da telemedicina, que facilitará com a entrega de consultas e diagnósticos à distância.

“Assinamos, hoje, um protocolo que entrega da gestão total do Angosat-2 ao nosso país, se bem que vamos contar sempre com o auxílio russo. Portanto estamos de parabéns, porque a educação e a saúde vão conhecer uma nova era”, avançou o governante, em declarações à imprensa no local.

A cerimónia contou com entidades do Governo angolano, da Rússia e individualidades civis, tendo, no entanto, servido para os esclarecimentos ao pormenor de todos as esferas da sociedade que se irão beneficiar do Angosat – 2, que já comunica com a base desde o mês de Outubro.

O ministro também enfatizou que, no processo de formação de quadros em questões espaciais, para a gestão e controlo do segundo satélite angolano, fruto da parceria que se firmou com universidades e institutos superiores locais. O país formou centenas de engenheiros e técnicos, que estão a altura de dar respostas viáveis nos próximos 15 anos, enquanto durar a primeira fase de uso deste dispositivo.

SOCIEDADE

pt-ao

2022-12-02T08:00:00.0000000Z

2022-12-02T08:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281779928148379

Media Nova