Media Quiosque

Dom António Jaka quer padres ao serviço da sociedade

Obispo da Igreja Católica em Benguela, Dom António Jaka, apelou ontem, Domingo, no Huambo, aos padres e diáconos a estarem em pleno serviço de Deus e da sociedade, tornando-se em “verdadeiros profetas e homens de fé”. O sacerdote falava durante a missa de louvores e de acção de graças pelos 75 anos de existência da MissãodeNossaSenhoradeLaSalete, no município do Chinjenje, província do Huambo, que do ponto de vista eclesiástico faz parte da Diocese de Benguela. A missa, testemunhada pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, ficou marcada com a ordenação de sete padres (António Sombo, António Katateka, Gabriel Tchivinga, Jeremias Nguele, João Chimuco Quessongo, Lucas Alexandre Jamba e Zeferino Ndalu Fortunato) e igual número de diáconos (António Fortunato, Daniel Kahete, Gervásio Ramos, Inocêncio Nangolo, Jesus Kavela, Pedro Mihapia Chipa e Rufino Kangungu). Na homília, Dom António Jaka disse que os padres e diáconos devem, somente, praticar a justiça, a piedade e o cuidado das coisas de Deus com temor, pois são estes os valores que não podem faltar na vida de um sacerdote.Lembrou que o sacerdócio constitui um dom de Deus, por esta razão, o sacerdote deve ser um constante reanimador da graça, através da oração e de outros sacrifícios da missão.

Por sua vez, a governadora Lotti Nolikareiterouocompromissodo Governo da província do Huambo em continuar a apoiar a Igreja Católica na concretização das acções sociais a que se propôs a realizar, em prol das comunidades. Nesta conformidade, a governante anunciou o início, em breve,dasnegociaçõescomoGovernoprovincialdeBenguelanosentido de se encontrar soluções para a reabilitação da Missão de La Salete, uma vez que apesar de se encontrar no território da província do Huambo, faz parte da Diocese de Benguela.A missão Católica de Nossa Senhora de La Salete-Camela, situada a 120 quilómetros do centro da cidade do Huambo,foi inauguradanodia19 de Setembro de 1947, pelos missionários suíços, um ano depois de trazerem, em Angola, a Congregação Saletina, fundada em França, em 1846.

Com estes novos ordenados, a Congregação dos Saletinos em Angola, presente nas províncias de Benguela, Bié, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda Norte, Malanje, Moxico e Namibe, passa a contar com 158 padres e oito diáconos.*

ÚLTIMA

pt-ao

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281943136768182

Media Nova