Media Quiosque

Burkina Faso: pede fim da violência contra a França

Novo líder auto-proclamado

Olíder auto-proclamado da junta militar do Burkina Faso, capitão Ibrahim Traoré, pediu o fim dos actos de “violência e vandalismo” contra a França. Este Sábado deflagraram incêndios em frente à embaixada em Ouagadougou.

“As coisas estão gradualmente a voltar ao normal, por isso vos convidamos a fazer as vossas ocupações livremente e a desfazeremse de qualquer acto de violência e vandalismo (...) em particular aqueles que possam ser perpetrados contra a Embaixada da França ou a base militar” em Ouagadougou, referiu o capitão Farouk Azaria Sorgho num comumicado lido na televisão nacional, tendo ao lado Ibrahim Traoré, noticiou a agência France-Presse. O presidente deposto do Burkina

Faso, tenente-coronel PaulHenri Sandaogo Damiba, apelou, no Sábado (01.10), aos autores do novo golpe de Estado de Sexta-feira, que o derrubaram, para que “caiam em si para evitar uma guerra fratricida”.

Na sua primeira comunicação pública desde o golpe de Estado, Sandaogo Damiba também negou ter-se refugiado na base militar de Kamboincé, localizada a Norte da capital do Burkina Faso, Ouagadougou, que abriga tropas francesas da Operação Barkhane (liderada pela França), que combate o terrorismo no Sahel.

“Nego formalmente que me refugiei na base francesa de Kamboincé. É apenas uma falsa informação para manipular a opinião”, alegou.Damibapediuàpopulação para “ficar calma em casa”.

MUNDO

pt-ao

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281831467618486

Media Nova