Media Quiosque

Presidente do Irão acusa Ocidente de manipular protestos contra o Governo

OPresidente iraniano, Ebrahim Raissi, acusou ontem os “inimigos” do Irão de “conspiração” contra o país, dizendo que falharam ao tentar manipular os protestos contra o Governo pela morte de Mahsa Maini. “Enquanto a República Islâmica ía superando os problemas económicos, para se tornar mais activa na região e no mundo, os inimigos entraram em jogo com a intenção de isolar o país. Mas falharam nessa conspiração”, disse o líder iraniano, num comunicado.

Para o líder iraniano, as manifestações contra o Governo protestando pela morte de Amini - estão a ser instrumentalizados pelo Ocidente, em particular pelos Estados Unidos, para fragilizar o regime de Teerão.

O Irão está a ser abalado por uma vaga de protestos após a morte de Masha Amini, de 22 anos, em 16 de Setembro, três dias após ter sido detida pela Polícia Moral por ter infringido o estrito código sobre o uso de vestuário feminino previsto nas leis da República islâmica, em particular o uso do véu.

As manifestações estão a ser reprimidas com violência pelas forças de segurança iranianas que, de acordo com várias organizações não-governamentais, já mataram 92 pessoas desde meados de Setembro. A morte da jovem motivou também manifestações de protesto em muitos países.

O Parlamento iraniano reuniuse ontem, numa sessão à porta fechada, para discutir a onda de protestos no país, noticiou a agência oficial Irna.

MUNDO

pt-ao

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281818582716598

Media Nova