Media Quiosque

Ucrânia assume controlo total da cidade de Lyman

Acidade fica na região de Donetsk, anexada pela Rússia. O exército da Ucrânia assumiu o controlo total da cidade de Lyman, na região de Donetsk, anexada pela Rússia, um dia após a retirada das tropas russas, anunciou ontem o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. “A partir das 12:30 [horas locais] , Lyman está completamente livre [do exército russo] . Obrigado aos nossos militares”, disse Zelensky num vídeo colocado nas redes sociais, segundo a agência francesa AFP.

Lyman é um importante centro ferroviário na região de Donetsk, que a Rússia anexou na Sexta-feira, juntamente com Lugansk, Kherson e Zaporijia.

A Rússia anunciou, no Sábado, a retirada das suas forças de Lyman, pouco depois de o exército ucraniano ter dito que tinha cercado milhares de soldados russos na zona.

“Ameaçadas de cerco, as tropas aliadas foram retiradas de Lyman para posições mais favoráveis”, informou o Ministério da Defesa russo, em comunicado, referindose a um posto onde as forças controladas por Moscovo tinham posicionado cerca de 5.000 soldados. No Sul da Ucrânia, a cidade natal de Zelensky, Krivyi Rih, sofreu ontem um ataque russo de um drone (aeronave não tripulada) que atingiu uma escola, disse o governador da região de Dnipropetrovsk, Valentyn Reznichenko, citado pela agência norte-americana AP.

A Rússia, nas últimas semanas, começou a utilizar drones de fabrico iraniano para atacar alvos na Ucrânia.

A força aérea ucraniana disse, ontem, que abateu cinco drones de fabrico iraniano durante a noite no Sul do país, enquanto dois conseguiram passar pelas defesas aéreas.

As informações sobre a actividade militar divulgadas pelas duas parte em conflito não podem ser verificadas de imediato por fontes independentes.

MUNDO

pt-ao

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281805697814710

Media Nova