Media Quiosque

ACIDENTE DE VIAÇÃO MATA OITO PESSOAS NO BALOMBO

Constantino Eduardo, em Benguela

Oito pessoas morreram e duas outras ficaram gravemente feridas em consequência de uma colisão entre duas viaturas (uma de marca Toyota Hyace e um camião, transportando mercadorias), ocorrida Sábado, 01, na Estrada Nacional número (EN) 250, no percurso Huambo/Benguela, perfazendo, deste modo, um total de 22 pessoas mortas em menos de um mês, facto descrito pelas autoridades como preocupante.

Aestrada nacional número 250 volta a enlutar famílias em Benguela e Huambo, dias depois de já ter acontecido derramamento de sangue. No primeiro acidente, envolvendo um mini-autocarro que terá perdido os travões, quando descia a subida do Pundo, 14 pessoas perderam a vida, sendo que duas delas conheceram morte no hospital, ao passo que no segundo, ocorrido Sábado, 01, oito cidadãos enlutaram os seus entequeridos, na sequência do embate de uma viatura de transporte de passageiros a uma outra, levando mercadoria, que se encontra estacionada na faixa de rodagem.

As autoridades, que se manifestam preocupadas com tais ocorrências, apontam o excesso de velocidade, associado ao mau-estado técnico das viaturas como causa dos acidentes. Com estes

“Aí a falta de atenção, falta de prudência para uma condução cuidada, assim como a velocidade excessiva estará na base do sucedido” António Ngusi, director da Viação e Trânsito, Sinistralidade e Prevenção Rodoviária

números, a EN 250 ganhou o rótulo de ‘caminho da morte’, na óptica de alguns cidadãos, numa altura em que a Polícia Nacional continua a apelar à prudência por parte de utentes daquela via.

O director da viação e trânsito, sinistralidade e prevenção rodoviária, António Ngusi, pede aos passageiros que exijam prudência por parte de quem esteja ao volante, a julgar pelo facto de muitos motoristas, em muitos casos, preocupam-se mais com o dinheiro em detrimento da observância das normas contidas no Código de Estrada.

“Aí a falta de atenção, falta de prudência para uma condução cuidada, assim como a velocidade excessiva estará na base do sucedido. Aos passageiros que reclamem a sua comodidade ao longo da viagem para evitar situações do género”, aconselha.

De acordo com o responsável do Instituto Nacional de Emergências Médicas, Ernany Francisco, a viatura, que fazia serviço de táxi, colidiu com uma outra e tinha a bordo nove passageiros e oito dos quais tiveram morte imediata no local do sinistro, sendo que o sobrevivente apresenta múltiplas fraturas.

“O segundo sobrevivente é o ocupante do camião, que também teve ferimentos graves, e já se encontra no Hospital Geral de Benguela a receber assistência médica e medicamentosa”, explicou a profissional de saúde.

Saliente-se que, no dia 22 de Setembro, este jornal já tinha dado conta que doze pessoas tinham morrido e dezoito outras feridas em consequência de um acidente de viação ocorrido na tarde de uma, isto um dia antes, Quartafeira, 21, na estrada nacional número 250, percurso Benguela/Huambo.

As causas do sinistro, que aconteceu precisamente no baixo Pundo, uma descida acentuada a 10 por cento, estaria a ser associado ao mau-estado técnico, um mini autocarro que transportava as vítimas.

Segundo informações, colhidas na altura pela nossa reportagem, as vítimas seguiam a bordo de um mini-autocarro quando este teria perdido os travões, tendo, de seguida, capotado. Desta feita, onze cidadãos conheceram a morte imediata no local, um a caminho do Hospital Geral de Benguela e outro dois dias depois no Hospital Geral de Benguela, para onde tinham sido transportados.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-ao

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281685438730422

Media Nova