Media Quiosque

Empresários no Namibe satisfeitos com o anúncio da construção de infra-estruturas económicas

Os empresários na província do Namibe enalteceram o anúncio feito, recentemente, pelo candidato do MPLA a Presidente da República, João lourenço, de projectos económicos, com destaque para a construção da central hidroeléctrica que irá aumentar a produção

Patrícia de Oliveira

Oempresário do sector agrícola, Adriano Silva, reconhece que os projectos de infra-estruturas irão desenvolver a província que tem como fonte principal de renda o sector pesqueiro, realçando que a aposta na construção da central hidroeléctrica foi uma decisão acertada.

“Os projectos económicos são uma mais-valia para a população, principalmente para a classe empresarial. Com a construção de barragens haverá retenção de água e a agricultura será realizada o ano todo”, explicou.

O empresário disse que no Namibe existem áreas que não é possível investir na agricultura por falta de água e, com o anúncio do candidato do MPLA, será possível aumentar os campos agrícolas e a variedade de produtos.

Adriano Silva, que se dedica à produção de tomate, disse que a província tem um clima favorável para a produção de hortícolas em grande escala e é usado o sistema de irrigação gota a gota. “O Namibe produz uma variedade de produtos agrícolas”, disse.

Por sua vez, o também empresário Gomes Vunda referiu que os projectos económicos terão grande impacto para o crescimento local, sublinhando que a construção das estradas tem tido um impacto positivo por permitir maior circulação da população.

“A nível do Namibe não tínhamos estradas desta dimensão, os resultados têm sido satisfatórios e permitem maior ligação entre os municípios”, reconheceu.

Em relação à construção da central hidroeléctrica, Gomes Vunda acredita que vai permitir maior aposta na agricultura e atender a população, bem como vai servir para o abeberamento do gado.

A construção de central hidroeléctrica de Baynes será feita em parceria com a Namíbia, para o aumento da produção de água potável e deverá ser facilitada com a construção de raiz da estrada Moçâmedes/Baynes

Além da central eléctrica, está prevista a instalação de uma linha de transporte de energia entre Lubango e Moçâmedes para levar potência eléctrica produzida no Norte do país e prevê construir um centro de distribuição de energia e sistemas de drenagem nos municípios de Moçâmedes e do Tômbwa.

De igual modo, a construção de um reservatório de 10 mil metros cúbicos, em curso em Moçâmedes, será concluída em Setembro que visa, entre outros, reforçar o abastecimento de água aos municípios da Bibala e do Virei.

A par do investimento em infra-estruturas, João Lourenço sublinhou a reabilitação do troço rio Equimina/desvio da Lucira/Bentiaba da Estrada Nacional 100, ao mesmo tempo que decorrem obras na via Moçâmedes/Lubango e prevê retomar as obras paralisadas nas estradas Moçâmedes/Baía das Pipas, Bibala/Lola e do entroncamento entre a estrada 100 com o município do Virei, para levar o desenvolvimento económico e social a estas localidades.

“Os projectos económicos são uma maisvalia para a população, principalmente para a classe empresarial. Com a construção de barragens haverá retenção de água e a agricultura será realizada o ano todo”, Adriano Silva

“A nível do Namibe não tínhamos estradas desta dimensão, os resultados têm sido satisfatórios e permitem maior ligação entre os municípios”, Gomes Vunda

ECONOMIA

pt-ao

2022-08-17T07:00:00.0000000Z

2022-08-17T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281900186997241

Media Nova