Media Quiosque

Sete crianças abusadas sexualmente

Sete crianças, uma das quais de 12 anos de idade, foram abusadas sexualmente em Luanda, de 05 a 11 de Agosto, de acordo com dados que chegaram ao Instituto Nacional da Criança (INAC), através do Serviço de Denúncia SOS-Criança

Stela Cambamba

Aporta-voz do INAC, Rosalina Domingos, disse, ao jornal OPAÍS, que os três indivíduos que abusaram sexualmente a menina de 12 anos, em Viana, foram localizados e detidos pelos peritos do Serviço de Investigação Criminal (SIC). Trata-se de três indivíduos adultos com idades ainda por definir.

Neste município, mais concretamente no distrito urbano do Zango, duas crianças de oito e nove anos de idade sofreram as mesmas sevícias por parte de um vizinho de 45 anos de idade. Os dados em posse das autoridades locais indicam tratar-se de um predador sexual, tendo em conta que há relatos de outras crianças da vizinhança que já terão sido vítimas do mesmo.

Em consequência deste acto, o indivíduo foi detido ao passo que as crianças foram submetidas a exames médicos e estão a ser acompanhadas psicologicamente pelo INAC.

Os técnicos do SOS Criança receberam uma ligação do municíde Luanda, dando conta de um outro caso de abuso sexual, em que foi vítima uma menor de 15 anos de idade. De acordo com a denúncia, a adolescente vinha sendo abusada pelo padrasto, sob pena de perder a integridade caso não cedesse à sua exigência.

No entanto, segundo o INAC, a mãe tinha conhecimento do que se estava a passar e nada faz para pôr fim à mesma, por alegadamente temer por represálias do marido.

De realçar que ainda no município mais populoso de Luanda, Viana, há registo de que uma criança de sete anos de idade, do sexo masculino, que foi abusada pelo seu primo de 14 anos de idade.

O lesado está a ser acompanhado pelo INAC e o caso foi encaminhado para o julgado de menor para o devido tratamento.

Briga de casal termina em morte da filha de 11 anos

No município de Kilamba Kiaxi, a equipa reportou uma denúncia de agressão física, que resultou em morte, fazendo vítima mortal uma criança de 11 anos de idade, acto praticado pelos pais. Segundo a denúncia, a menor usou o telemóvel da mãe até estragar.

Actualmente os agressores já estão a prestar contas com a justiça.

No município de Belas, a queixa foi sobre exploração de trabapio lhos infantil, onde várias crianças com idades compreendidas entre 10 a 15 anos estão a ser vítimas, os menores são obrigadas a carregar garrafas de gás e outros serviços forçados. O caso já foi encaminhado para a direcção municipal da acção social, para o devido tratamento.

Na província da Huíla, município do Lubango, a denúncia foi de abuso sexual em que foi vítima uma adolescente de 15 anos de idade, presumivelmente foi agredida pelo seu padrasto de 47 anos de idade. A prática tem sido recorrente, o agressor se encontra em parte incerta e a menor está a ser acompanhada psicologicamente junto da área de apoio à vítima da polícia nacional.

Na terra da Palanca Negra Gigante, município de Malanje, SOS-criança registou o abandono de um recém-nascido, o mesmo foi encontrado num tanque de água, as diligências prosseguem para se apurar os factos.

Em Benguela, a denúncia foi de exploração de trabalho infantil, as vítimas são duas crianças de 12 e 14 anos de idade, os menores estão a trabalhar numa obra de construção civil, transportando pedras, subir montanhas com bidons de água sobre a cabeça. O caso está encaminhado para o INAC a nível da província.

Durante a semana, o INAC aconselha os encarregados de educação e tutores de crianças, de modo a reforçarem os cuidados com os menores, devem estar atentos com o comportamento das crianças, tendo em conta que grande parte de violência contra a criança acontece no seio familiar.

Entretanto, em casos de violências contra a criança ligue através da linha telefónica 15015, a chamada é anónima, gratuita e confidencial ou pelo portaldacrianca. gov.ao

No período de 05 a 11 de Agosto, o Instituto Nacional da Criança (INAC), através do Serviço de Denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, recepcionou um total de 308 denúncias de violência contra a criança em todo o país, com destaque para as províncias de Benguela, Bié, Cuanza Norte, Huíla, Malanje, Luanda e Lunda Norte.

Dos casos recepcionados 145 foram de violência física/psicológica, 67 de fuga à paternidade/disputa da guarda, nove de trabalho infantil, sete de abuso sexual, entre outros. Os dados foram reportados pela porta-voz do INAC, Rosalina Domingos.

POLÍTICA

pt-ao

2022-08-17T07:00:00.0000000Z

2022-08-17T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281809992684025

Media Nova