Media Quiosque

Cabinda espera por mais investimentos com o novo pacote especial de impostos

A coordenadora Nacional dos Serviços Florestais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América, Érica Tavares, manifestou o interesse de apoiar tecnicamente o Governo angolano na realização da próxima inventariação florestal

Segundo Érica Tavares, os Estados Unidos deram início ao processo de coordenação nacional dos trabalhos, na perspectiva de providenciar o suporte técnico ao Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), a fim de estruturar um programa para a continuação da inventariação florestal de Angola.

Referiu que o seminário serviu para estabelecer a comunicação com diferentes sectores e actores florestais do país e, ao mesmo tempo, abordar os desafios da última inventariação florestal em Angola, iniciado em 2002, com objectivo de analisar, de forma conjunta, os próximos passos para a continuação do projecto.

A responsável falava no final do seminário de capacitação e recolha de ideias sobre a situação das florestas em Angola, decorrido de 28 a 29 deste mês, que contou com a participação de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) das 18 provinciais do país, para além de ambientalistas e investigadores.

Sublinhou que Angola tem, na realidade, uma grande diversidade florestal, daí a razão de os Estados Unidos pretenderem prestar todo suporte técnico ao processo de inventariação florestal, para uma gestão sustentável das florestas e conservação da biodiversidade.

Érica Tavares acrescentou que a participação dos Estados Unidos estará focada, principalmente, na capacitação técnica dos quadros do IDF, das organizações não-governamentais e parcerias académicas.

Já o director nacional do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Simão Zau, lembrou que

Angola iniciou a inventariação florestal em 2002, porém não chegou a concluir por falta de recursos financeiros.

Por esta razão, disse, o seminário serviu para analisar o que não foi concluído no inventário passado e, em função dos resultados, estudar quais os passos a serem dados, tão logo as condições técnicas, humanas e financeiras estejam reunidas para se anunciar a data do início do próximo inventário florestal.

Simão Zau disse que a presença dos técnicos do IDF, das universidades, organizações não-governamentais e do fórum ambiental, para além de parceiros internacionais, sediadas no país, serviu para colher contribuições que vão melhorar o próximo processo de inventariação do país, previsto para breve.

De recordar que, a primeira fase do primeiro Inventário Florestal Nacional, pós independência, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), foram recolhidas, entre 2008 e 2015, cerca de 199 unidades de amostragens de dados biofísicos, socioeconómicos e ambientais do território nacional durante a execução.

OInstituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), promove, esta Sexta-feira, 1 de Julho, nas instalações da Zona Económica Especial (ZEE), um encontro de trabalho com os empresários daquela unidade Industrial de Luanda.

O objectivo do encontro é apresentar aos empresários o novo Serviço Feito em Angola (SFA) com maior destaque para o procedimento de adesão e renovação do selo, seguindo-se a informação detalhada sobre os incentivos e outros elementos incorporados no referido serviço.

Incentivar e promover o consumo de produtos nacionais, através da participação dos principais intervenientes nas cadeias de valor produtivas que operam no mercado interno, constam igualmente do propósito.

Importa referir que no selo anterior, não era possível o consumidor identificar facilmente o grau de incorporação do Valor Acrescentado Nacional (VAN) o que de certa forma se revelava injusto entre os produtores, na medida em que não permitia diferenciar os produtos com maior ou menor incorporação da matéria-prima nacional, assim como da mãode-obra.

Ainda neste encontro, serão igualmente apresentados os serviços do INAPEM, no domínio da Certificação das Empresas a luz da Lei 30/11, da Capacitação e Fomento, Formalização, Consultoria e Assistência Técnica no acesso ao financiamento, acompanhamento aos projectos financiados e aprovados.

EM FOCO

pt-ao

2022-07-01T07:00:00.0000000Z

2022-07-01T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281736978146373

Media Nova