Media Quiosque

Sugestões para aprimorar os seus conhecimentos sobre gestão empresarial

Aumentar o seu conhecimento sociocultural, ter mais capacidade de interpretar e argumentar e melhorar o vocabulário são alguns pontos positivos adquiridos com o hábito de ler. Nesta edição, trazemos seis sugestões de leitura. Confira

MARKETING 4.0 – DO TRADICIONAL AO DIGITAL

Autores: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, ‘Este livro comprova mais uma vez por que Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. No seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adoptar e reflectir valores humanos para serem bem-sucedidos. Agora, com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adoptar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.

RÁPIDO E DEVAGAR – DUAS FORMAS DE PENSAR

Autor: Daniel Kahneman. Em “Rápido e Devagar”, o autor Daniel Kahneman, vencedor do Nobel de Economia, apresenta os resultados de anos de pesquisa a respeito do funcionamento da mente ao tomar decisões. Kahneman demonstra que o nosso pensamento pode-se desenvolver tanto veloz quanto lentamente, dependendo dos elementos que, conscientemente ou não, priorizamos nas nossas vidas pessoais e profissionais: intuições e emoções ou lógica e racionalidade.

A STARTUP ENXUTA

Autor: Eric Ries. Você empreende? Se não, pensa em empreender algum dia? Transformar uma ideia no papel em algo concreto e que gere valor para o mundo? Viver com os frutos de um negócio construído por você? Então esse livro é uma leitura obrigatória! Seja qual for o mercado que você quer actuar, “A Startup Enxuta” vai-te ajudar a enxergar as coisas como elas são de facto e fugir do empreendedorismo de palco. Do que trata O best-seller do mundo dos negócios mostra como aplicar uma abordagem mais científica em startups para criar inovação e disrupção, ao contrário do estereótipo que nutrimos sobre startups (algo parecido com “iniciativas formadas por uma dupla ou trio de jovens brilhantes numa garagem empoeirada e que passa a valer milhões quase que da noite para o dia”), essas empresas precisam ser tão bem (ou até melhor) gerenciadas quanto uma empresa “tradicional” para entregar produtos e serviços inovadores e impactar no seu segmento de mercado (ou até mesmo abrir outro segmento próprio). Para explorar cada ponto de atenção desde a fundação do negócio até a potencialização do seu crescimento, o autor, Eric Ries, divide o livro em 3 partes: Visão, Direcção e Aceleração.

O PODER DO HÁBITO – PORQUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS NA VIDA E NOS NEGÓCIOS

Autor: Charles Duhigg. Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam e como podemos transformá-los. Uma jovem transformou quase todos os aspectos da sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Num laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental. Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível - e, com uma subtil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por ano. Um director executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. O seu primeiro passo foi atacar um único padrão entre os funcionários - a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones. O que todas essas pessoas têm em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto das nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e o seu potencial para a transformação.

EMPRESAS FEITAS PARA VENCER – PORQUE ALGUMAS EMPRESAS ALCANÇAM A EXCELÊNCIA E OUTRAS NÃO

Autor: Jim Collins. A obra responde à seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura? Empresas Feitas para Vencer mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde a sua concepção. O autor apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade numa superioridade duradoura, e apresentando também quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não. Jim Collins desvenda esse mistério neste livro de gestão empresarial. Ele mostra quais são as características das organizações que conseguem se diferenciar e se destacar no mercado, tornando-se grandes corporações de padrão internacional. Será que a sua empresa tem essas características? Leia e descubra!

A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL – COMO CRIAR NOVOS MERCADOS E TORNAR A CONCORRÊNCIA IRRELEVANTE

Autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne. A estratégia do oceano azul foi publicado em 44 idiomas e foi classificado como uma obra de referência, adoptada por organizações do mundo inteiro, ao desafiar tudo aquilo que é conhecido sobre os requisitos para o sucesso estratégico. “Depois de ler A estratégia do oceano azul, você nunca mais verá uma concorrência da mesma forma. Os autores propõem uma proposta convincente para perseguir uma estratégia por meio de uma abordagem criativa e não combativa. A sua ênfase na inovação de valor e no engajamento torna este livro obrigatório tanto para executivos quanto para estudantes de administração e negócios.” – Carlos Ghosn, CEO da Renault Nissan Alliancepara os professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, o resultado de uma concorrência acirrada nada mais é que um oceano vermelho sangrento.

LIVROS

pt-ao

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/282308208770786

Media Nova