Media Quiosque

IMPACTO DO DESEMPREGO NO PRODUTO INTERNO BRUTO ANGOLANO, 2018 – 2020

A questão do desemprego encontra-se entre os mais citados temas de reflexão na economia global. O desemprego é visto como a situação de quem quer trabalhar e não pode, pois não encontra emprego. Apesar de os custos económicos do desemprego serem muito elevados, por mais que se contabilizem os dólares perdidos, eles não reflectem suficientemente os prejuízos humanos, sociais e psicológicos que podem advir de períodos de desemprego involuntário persistente. Estudos feitos sobre o desemprego indicam que ele conduz simultaneamente à deterioração da saúde física e mental. (Maia, 2014).

As questões relacionadas com o desemprego constituem uma preocupação para as economias desenvolvidas e em desenvolvimento, pois elas são apontadas como principais influenciadoras ou causadoras dos acentuados índices de criminalidade, prostituição, pobreza, fome e outros males e problemas sociais (Salomão, 2015).

O desemprego pode também contribuir significativa e negativamente para o produto interno bruto de um determinado país. Por isso, é imprescindível a atenção específica a este indicador macroeconómico. O objectivo último da actividade económica é prover a sociedade dos bens e serviços desejados pela população. O produto Interno bruto é, pois, a medida mais abrangente do resultado da actividade económica de um país. O presente trabalho será guiado em torno da seguinte problemática: o PIB angolano sofreu algum impacto quando se compara a relação da variável desemprego sobre o PIB no período analisado? Com o presente trabalho pretende-se alcançar os seguintes objectivos: Genericamente pretende-se analisar o impacto do desemprego no produto interno produto angolano; e especificamente pretende-se:

• Descrever os diferentes tipos de desemprego;

• Descrever as principais causas e consequências do desemprego em Angola;

• Compreender a importância do produto interno bruto;

• Descrever o impacto do desemprego no produto interno bruto baseado na teoria de Artur Okum;

• Compreender a relação existente entre desemprego e produto interno bruto.

ESTUDOS & PESQUISAS

pt-ao

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/282269554065122

Media Nova