Media Quiosque

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL: O PODER DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA ECONOMIA LOCAL E SOCIAL

A tese básica desta mobilidade académica é de partilhar um panorama específico do impacto na dinâmica dos processos recentes na economia local e social na cidade de Luanda, enquanto capital política e económica de Angola, e no município de Viana que influencia o nosso país, sendo o perímetro mais demográfico, industrializado e piloto do Programa de Reconversão da Economia Informal-prei.

O seu desenvolvimento de mercado de trabalho informal local é um verdadeiro berço para o acolhimento das representações sociais locais dos operadores de táxi provenientes das múltiplas periferias e semi-periferias do município. O desenvolvimento económico local envolve duas tarefas tácticas: os processos humanos, isto é, forças económicas e as oportunidades económicas, isto é, trabalho económico onde nasce o progresso económico e social.

Ancoramos na narrativa metodológica com a abordagem qualitativa e a técnica de análise das teorias para a discussão das questões referentes. Vamos construir os principais conceitos operacionais da investigação à luz da interpretação da bibliografia e por meio de entrevista focada ao líder da placa Conexão Viana, enquanto sujeito do estudo que é também o quadro geral de referência sobre o assunto em epígrafe.

Na análise dos dados recolhidos foi agregada a análise de conteúdo empírico, que gerou três fundações temáticas: perspectiva social e trabalho de táxi; insegurança rodoviária; as relações entre motoristas, cobradores, lotadores e lavadores. Sendo que o presente estudo contribui para ampliar o debate que envolve o serviço de táxi no município de Viana, possibilitando uma ruptura epistemológica dos paradigmas da psicologia social para a discussão das questões referentes ao desenvolvimento dos conteúdos locais. Palavras-chave: Progresso Económico Local, Representações Sociais, Associações dos Taxistas e Placa Conexão Viana.

ESTUDOS & PESQUISAS

pt-ao

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/282260964130530

Media Nova