Media Quiosque

CARREIRA E VIDA COMO CRITÉRIO DO SENTIDO DE VOTO

Celso Silva | Mestre em Governação e Gestão Pública

Enquanto Angolano, detive-me a pensar na Angola que pretendo como resultado do pacto social de Agosto de 2022. É um exercício complexo pelo desconhecimento dos programas políticos dos partidos e coligações. Outrossim, é ilusório crer-se numa genuína neutralidade de pensamento, pois temos sempre uma tendência de situação geográfica face às diversas forças políticas.

Mas, vamos lá pensar... Um critério para o meu sentido de voto tem como base a vida e carreira, pois é sobre a minha vida e carreira que impactará o dia seguinte de Agosto de 2022. Teremos primeiro a dimensão vida, que me implica como jovem e residente em Luanda. Na dimensão carreira, elenca-se a minha condição de profissional de gestão de recursos humanos, advogado, mestre em governação e gestão pública e docente universitário.

Carreira é o percurso ou trajectória que um indivíduo percorrerá ao longo de sua vida profissional.

Na componente vida, o meu sentido de voto será no programa que resgate à juventude do desespero e falta de esperança, indutores sociais de alcoolismo, drogas, gravidezes indesejadas, violência, criminalidade, subemprego, desemprego e etc. O programa tem que identificar profundamente “como” melhorará os indicadores de qualidade de educação, saúde e empoderamento da mulher condutores de fuga de Angola. Como fará com que os angolanos tenham salários iguais aos expatriados em igualdade de circunstâncias, empregos estáveis e salários justos face à nossa complexidade económica inflacionária.

Nasci e cresci em Luanda, embora conheça Angola toda, enquanto trabalhador social. E assim sendo, se o programa não aclarar como, quando e qual a participação dos jovens nas autarquias locais, não apoiarei este programa. Na componente carreira, o meu apoio será dado ao programa que privilegie uma verdadeira reforma da função pública e políticas de empregabilidade que afaste a precariedade vigente. Que ajude a passarmos do condicionalismo do contrato-de-trabalho-paga-disponibilidade para contrato-de-trabalho-paga-produtividade em igualdade de circunstâncias. Se o programa não assumir a área de recursos humanos como estratégica para além do discurso político, não terá o meu apoio.

Se o programa não aclarar como ultrapassará a actual situação do nosso desvalorizado sistema de justiça e dos seus sujeitos processuais, se não se focar na valorização dos advogados (em concreto), melhoria do sistema prisional e da qualidade e condições de trabalho dos tribunais, não conte com o meu voto.

Se não estiver claro no programa como resgatará a docência para que assuma a sua qualidade diferenciada, traduzida em condições de trabalho e remuneratórias, é claro que não pode ter o meu voto... Mas, também o voto dos meus alunos, meus leitores, amigos, familiares, colegas e clientes...

O meu critério de sentido de voto é concreto e foca naquilo que visualizo como factores de melhoria de Angola na óptica da minha vida e carreira profissional.

A minha visão é de uma Angola diferente em que os cargos políticos sejam ocupados por jovens comprometidos com a pátria, que sejam eticamente correctos e modelos de vida.

Essa Angola só é possível com aquele que decidir firmar o pacto social de acordo com as minhas expectativas... Que venha Agosto de 2022.

O meu apoio será dado ao programa que privilegie uma verdadeira reforma da função pública e políticas de empregabilidade que afaste a precariedade vigente. Que ajude a passarmos do condicionalismo do contrato-de-trabalho-paga-disponibilidade para contrato-de-trabalho-paga-produtividade em igualdade de circunstâncias”

DICAS DE EMPREGO

pt-ao

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281998971125474

Media Nova