Media Quiosque

O DESAFIO DOS GOVERNOS

Os dados mais actualizados das Nações Unidas apontam para mais de meio milhão de pessoas no mundo em condições de fome, um aumento superior a 500%, desde 2016

OSecretário da ONU, António Guterres, entende que a solução da crise alimentar prevalecente, causada pela Covid19, mudança climática e agravada com a guerra na Ucrânia, passa pela solidariedade.

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o Secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. Segundo ele, desde o surgimento da Covid-19, o total de civis que sofrem de insegurança alimentar severa dobrou, chegando actualmente a 276 milhões de pessoas.

São 1,7 bilhão de pessoas afectadas por eventos extremos do clima e desastres naturais na última década, contribuindo para o aumento da fome global. Sobre a guerra na Ucrânia, o Chefe da ONU disse que a situação ameaça colocar dezenas de milhares de pessoas à beira da insegurança alimentar, seguida da desnutrição e da fome em massa, “numa crise que pode durar vários anos”.

Guterres lembrou que Ucrânia e Rússia produzem quase um terço do trigo e da cevada mundial e são responsáveis por metade da produção global de óleo de girassol, além de produzirem fertilizantes.

Ele prevê que se os preços dos fertilizantes continuarem em alta, a crise actual de grãos e de óleo de cozinha poderá afectar muitos outros alimentos, incluindo o arroz, impactando bilhões de pessoas na Ásia e Américas.

O Secretário-geral da ONU garantiu que acabar com a fome está ao nosso alcance, uma vez que existe “comida suficiente no mundo para todos, se houver acção em conjunto”.

Ele forneceu alguns passos que precisam ser tomados com urgência por governos, instituições financeiras e outros “para prevenir uma catástrofe a longo prazo”.

A primeira sugestão de António Guterres é o aumento do fornecimento de alimentos e de fertilizantes, sem restrições a exportações, inclusive de produtos que saiam da Ucrânia. Outras medidas são: melhorias dos sistemas de protecção social que combinem comida e assistência em dinheiro; ampliação da produção agrícola e financiamento total de operações humanitárias, para prevenir a fome e reduzir os casos de insegurança alimentar.

DESTAQUE

pt-ao

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281651078774498

Media Nova