Media Quiosque

EXPORTAÇÃO

A fábrica de Bebidas alcoólicas Caxaramba, localizada na cidade do Lobito, província de Benguela, vai exportar este mês para o mercado europeu, pela primeira vez, o Rum por si produzido.

Os principais importadores e distribuidores de bens alimentares de amplo consumo do país mostraram-se preocupados com os custos associados ao crédito do sector do comércio, num encontro realizado recentemente com o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano. Para além das preocupações com os custos associados de crédito, na ocasião, os importadores e distribuidores de bens alimentares do país indicaram terem condições criadas para assegurar o mesmo sentido de oferta de bens no último quadrimestre do ano.

Durante o encontro, analisou-se, dentre várias questões, o contexto internacional e o conflito militar no Europa do Leste, cujos impactos recaíram sobre os preços das commodities energéticas e alimentares que vêm subindo de modo acentuado, gerando fortes pressões inflacionistas na generalidade das economias mundiais. Foram analisadas ainda as condições climatéricas adversas, bem como a Pandemia da Covid 2019.

Relativamente à economia nacional, foi realçada a desaceleração da inflação desde o início do ano 2022, a estabilização do mercado cambial, marcado pela apreciação do Kwanza face às moedas dos principais parceiros comerciais de Angola e aumento da oferta de bens essenciais de consumo.

Os principais importadores e distribuidores de bens alimentares expressaram reconhecimento pela evolução dos principais indicadores macroeconómicos, mostrando-se mais positivos e confiantes quanto ao futuro.

Quanto às perspectivas, José de Lima Massano, assinalou que a consistência do processo de desinflação cria condições para a revisão das taxas de juro directoras, pese embora a prevalência de um contexto externo ainda de grandes incertezas. O encontro entre o BNA e os importadores de bens alimentares, enquadrou-se no âmbito das iniciativas regulares de auscultação do Banco Central.

Importa realçar que os encontros de auscultação aos operadores económicos, permitem promover a partilha de informações relevantes sobre a dinâmica da economia nacional e internacional, recolher contribuições relevantes para a formulação da política monetária, visando a garantia da estabilidade de preços na economia.

CONTENTS

pt-ao

2022-10-10T07:00:00.0000000Z

2022-10-10T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/282389813403630

Media Nova