Media Quiosque

GLOSSÁRIO

Auditor - Perito contabilístico encarregado de analisar, avaliar e interpretar matérias de ordem económica e financeira de empresas, instituições ou entidades. Auditoria - Exame analítico e pericial minucioso de uma instituição, empresa ou de qualquer entidade pública ou privada, com o objectivo de avaliar a correcção ou incorrecção das contas e se as mesmas reflectem de forma razoável a imagem fiel do seu património, da situação financeira e dos resultados obtidos num determinado período económico.

Auge do ciclo económico - O ponto mais elevado ou o momento em que se atinge o máximo da fase ascendente do ciclo económico, caracterizado por um aumento na produção e uma diminuição parcial do desemprego.

Austeridade Situação concreta, quando o nível de défice público é considerado insustentável, em que o consumo é deliberadamente restringido para moderar certos défices ou desequilíbrios graves, e possibilitar o restabelecimento de um excedente de receitas que permita o aumento da poupança e do investimento.

Autarcia - Política económica que visa a autossuficiência, no interior de um determinado espaço económico, isolando-se no comércio com o exterior e procurando consumir só o que produz internamente, com tendência a criar um circuito económico fechado.

Autarquia - Pessoa jurídica de direito público, dotada de órgãos próprios e com autonomia, embora tutelados pelo poder público, que, sendo uma das formas de materialização da descentralização administrativa, visa a prossecução dos interesses comuns da respectiva população.

Autoconsumo - O autoconsumo corresponde ao valor dos bens e serviços produzidos para satisfação das necessidades do próprio produtor e da sua família, dos animais e para utilização na sua actividade profissional. Tendem também a ser considerados como autoconsumos os serviços domésticos prestados no domicílio pelos membros da família, compra e preparação de alimentos, limpeza, confecção de vestuário, reparações caseiras ou administração de contas.

Autocracia - Forma de governo ou autoridade que não deriva de representação ou delegação alguma e que se apoia no poder absoluto e ilimitado que exerce.

Autodeterminação - Direito dos povos de disporem de si próprios, escolherem o seu próprio estatuto político e determinarem o seu desenvolvimento social, económico e cultural.

Autofinanciamento - Montante disponível de recursos financeiros internos de um agente económico assente na acumulação da dotação para amortizações e provisões e dos lucros ocasionais ou não distribuídos provenientes da sua actividade, sem recurso ao exterior, a accionistas ou a empréstimos bancários.

Autogestão - Tipo de organização interna de uma empresa em que a gestão é assegurada pelos próprios trabalhadores, directamente ou através de representantes eleitos, que tomam as decisões sobre o seu funcionamento.

Automação - Processo de transformação do modo de organização do trabalho ligado ao desenvolvimento das técnicas de automatização, que permite às empresas alargarem e aperfeiçoarem a produção e procurarem eliminar uma parte dos assalariados.

Automatização da produção - Emprego de mecanismos e aparelhos automáticos, eléctricos ou electrónicos que dirigem o funcionamento das máquinas, deixando aos operários as funções do seu controlo, ajustamento e reparação.

Autonomia financeira - Capacidade de uma empresa, instituição ou entidade de fazer face às suas dívidas exigíveis através dos seus capitais próprios e meios operacionais ou de financiamento estáveis. Regra que concede a certas regiões, departamentos ou pessoas colectivas de direito público, a possibilidade de terem uma tesouraria própria e administrarem assim directamente as suas despesas.

Autoridade - Direito ou poder de mandar, de se fazer obedecer, de administrar ou legislar, exercido pelo Estado sobre os cidadãos, pelas autarquias, administrações de empresas ou instituições sobre os seus membros. Personalidade que se forma no sistema de relações inter-individuais, dotada de competência, em geral reconhecida, e que actua de acordo com o nível de desenvolvimento e intermediação do grupo.

Autoridade monetária - Instituição, nacional ou multinacional, encarregada de definir e executar as regras orientadoras do sistema bancário, de fiscalizar a sua aplicação, e de controlar o volume

de moeda em circulação ou os meios de pagamento, bem como as condições de crédito e de financiamento da economia.

Auxílio social - Auxílio prestado por instituições públicas ou privadas aos cidadãos que não dispõem dos recursos necessários para satisfazer as necessidades consideradas vitais.

Aval - Em termos mercantis, é a garantia mediante a qual uma pessoa ou entidade responde pelas obrigações assumidas pelo avalizado, sejam referidas ao pagamento de um empréstimo, à emissão de títulos ou ao cumprimento de outras obrigações, assumindo-as no caso do avalizado não as satisfazer. Denomina-se aval do tesouro público a garantia prestada pelo Estado a dívidas emitidas por organismos ou departamentos públicos.

Avaliação - Reconhecimento, estimativa ou apreciação do valor de uma coisa, do mérito profissional, dos objectivos previamente definidos conforme as estratégias adoptadas. Opinião pericial ou técnica sobre o valor ou o preço de uma propriedade, uma mercadoria ou um serviço.

- Ramo da economia que trata da formulação de leis, técnicas e critérios destinados a ajudar a tomar decisões perante escolhas de investimentos.

Avaliação de investimento

Avaliação de risco - Avaliação relativa à uma empresa, quer sob o ponto de vista da sua solvabilidade quer em relação a um determinado empréstimo.

Avaliação do mérito profissional Apreciação periódica do desempenho da actividade profissional dos trabalhadores, visando a progressão na carreira, conceder promoções ou aumento de salários.

Baixista - Especulador que crê na baixa do preço das acções na Bolsa e que, portanto, prefere vender os valores que possui, com a esperança de obter benefícios ao voltar a comprá-los

Balança comercial - Soma das importações e exportações de um país num determinado período. A balança tem défice quando fica negativa, ou seja, o total das importações do período é maior que o volume de exportações. O superávit ocorre quando o saldo é positivo, em que as exportações superem as importações.

Balanço de empresa - Demonstração contábil a fim de detalhar e quantificar os activos de uma determinada empresa. O balanço mostra quanto o empreendimento possui (activos), qual a sua dívida (passivos), quanto os seus accionistas já investiram (capital) e quanto ganhou ou perdeu em determinado período, ou seja, se teve lucro ou prejuízo. O balanço costuma ser apresentado ao mercado na forma de DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício.

Banco - Instituição que presta serviços financeiros em geral, como receber depósitos, conceder empréstimos e negociar títulos de crédito, privados e públicos.

Bitcoin - Espécie de moeda digital criptografada, criada em 2008 por um grupo de programadores autodenominado Satoshi Nakamoto. O Bitcoin permite transacções financeiras livres das instituições, mas acompanhadas pelos usuários da rede e codificadas num banco de dados descentralizado, o blockchain. O Bitcoin não deriva de moedas físicas e não tem lastro financeiro. Até ao momento várias Comissões de Valores Mobiliários não reconhecem o Bitcoin como activo.

Blockchain - É um banco de dados que regista vários tipos de transacções financeiras que ficam armazenadas em computadores espalhados pelo mundo. No caso das moedas digitais, como o Bitcoin, esse banco regista o envio e o recebimento dos valores. Essa tecnologia forma uma espécie de “cadeia de blocos”, onde um conjunto de transacções é colocado em cada um desses blocos, que são criptografados. As partes precisam autorizar o acesso entre si.

Câmbio - É o que define todas as operações em que há compra ou venda de moeda estrangeira. Também se refere à relação entre duas ou mais moedas diferentes. Em todos esses casos existe uma cotação de compra e venda, ou seja, o valor da moeda estrangeira cotado em moeda nacional. O câmbio pode ser flutuante, quando o seu valor oscila de acordo com as flutuações no mercado, ou fixo, quando o seu valor é determinado pelo governo.

CDB – Certificado de Depósito Bancário - Tipo de investimento que envolve a compra de títulos de renda fixa emitidos por bancos comerciais, de investimento ou de desenvolvimento. Esses títulos rendem juros e representam promessas de pagamento. As taxas podem ser pré-fixadas, pós-fixadas ou flutuantes, atreladas a um percentual de variação de um índice.

GLOSSÁRIO

pt-ao

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

2022-06-01T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/282003266092770

Media Nova