Media Quiosque

10 LIVROS PARA O GESTOR PÚBLICO

A administração pública tem a função de prestar serviços à população de qualidade e tem relação directa com os recursos recebidos, tanto financeiros como de pessoas. A garantia desta qualidade passa por gestores competentes e, consequentemente, colaboradores que desenvolvam capacidade para interpretar os desafios de cada instituição que constitui o mosaico da administração pública. A formação contínua de todos os seus agentes é fundamental para o efeito. A sugestão de leitura desta edição é particularmente indicada para os gestores públicos. CRIANDO VALOR PÚBLICO, de Mark Moore

A obra de Mark traz uma argumentação inovadora para a gestão pública. É considerada a fonte de Inspiração para a criação do triângulo da Gestão Pública Colaborativa. Disponível no formato PDF na internet, este livro traz um programa de treinamento em gestão pública, elaborado por um consagrado especialista da área, propondo uma argumentação inovadora para confrontar a imagem do burocrata rígido, por meio de estudos de casos de vários serviços públicos americanos.

CLAREZA EM TEXTOS DE E-GOV, UMA QUESTÃO DE CIDADANIA, de Heloisa Fischer

Actuando no campo da linguagem simples desde 2016, Heloisa traz na sua obra um tema importantíssimo para os gestores, a clareza da linguagem na informação e no relacionamento com o cidadão.

A ERA DO IMPACTO, de James Marins

Baseado nos tempos actuais, o autor traz ao centro da discussão o movimento transformador massivo, novas economias e empreendedores sociais. O livro serviu de inspiração para o filme “Quem se importa - Who Cares”, de Mara Mourão.

ESSENCIALISMO, de Greg Mackeown

Um best-seller dos

Estados Unidos, o livro mostra o que é o essencialismo, propondo uma jornada interna e ensinando técnicas de gestão de tempo e produtividade.

BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA – DILEMAS DO INDIVÍDUO NO SERVIÇO PÚBLICO, Michael Lipsky

O livro teve a sua versão traduzida para o português em 2019. Trata de uma importante reflexão sobre políticas públicas e observa a classe de gestores que muitas vezes não é tão visível, mas que é essencial para o sector público, como os burocratas, funcionários próprios ou terceirizados da administração pública que lidam directamente com a população. Livro disponível em PDF gratuito.

Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no sector público, de Maria Júlia Pantoja, Marizaura Camões e Sandro Bergue Neste livro, os autores trabalham com pensamento académico e a discussão sobre os desafios de gerir, motivar e mensurar o desempenho no setor público. Base para diversos artigos científicos, a obra pode ser encontrada em edições digitais.

FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, de Ana Cláudia Niedhardt Capella

Autora académica, actua como doutora em ciências sociais, a sua publicação de formulação de políticas públicas pode ser lida em artigos científicos e em PDF gratuito para download.

ORÇAMENTO PÚBLICO, de James Giacomoni

Leitura académica para os estudantes de economia, administração e ciências contábeis, no sector público é uma referência há 30 anos, já que a obra surgiu na intenção de subsidiar os estudos sobre economia e gestão financeira no sector público.

REFORMA DO ESTADO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL, de Luiz Carlos Bresser-pereira e Peter Kevin Spink

Neste volume, os autores argumentam sobre a necessidade do aprofundamento de consciência eficaz no sector público e sobre a reforma do modelo estatal. Disponível em sebos online e também em versão digital.

O ESTADO DE NARCISO: A COMUNICAÇÃO PÚBLICA A SERVIÇO DA VAIDADE PARTICULAR, de Eugênio Bucci

Voltado para a comunicação pública, o livro do ex-presidente da Radiobrás, actualmente conhecido como EBC (Empresa Brasil de Comunicação), investiga a forma de comunicar informações relevantes e muitas vezes delicadas para além da esfera pública.

ÁFRICA

pt-ao

2022-10-10T07:00:00.0000000Z

2022-10-10T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281986086477806

Media Nova