Media Quiosque

EMPRESA ANGOLANA VAI EXPORTAR RUM PARA A EUROPA

Afábrica de Bebidas alcoólicas Caxaramba, localizada na cidade do Lobito, província de Benguela, vai exportar este mês para o mercado europeu, pela primeira vez, o Rum por si produzido.

A informação foi avançada pelo sócio gerente da empresa, Ricardo Guerra, destacando que a exportação será feita em pequenas quantidades para Portugal, numa primeira fase, e depois para a Itália. “Desde que começamos a colocar o produto no “free shop” do Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro” em Luanda, notamos a adesão dos viajantes na compra do produto”, afirmou, sublinhando que apesar da pandemia da Covid-19 ter atrasado o projecto, a fábrica retomou o processo de produção para concretizar o objectivo.

Questionado sobre a capacidade de produção, Ricardo Guerra informou que a Caxaramba produz anualmente 30 mil garrafas de 650 mililitros.

“Não é muita quantidade por ser um processo lento e o stock de envelhecimento do produto é que vai permitir crescer em quantidade e qualidade”, explicou. Ainda sobre o envelhecimento, fundamental para qualidade, afirmou que são processados 50 mil litros por ano, acrescentando que ainda há muito por fazer e muito mercado por conquistar, tendo em conta já que concorrem com marcas importadas. “O nosso propósito é ver a bebida a ser consumida em cocktails, tal como a caipirinha e o mojito”, referiu. As matérias-primas são adquiridas 95 porcento no mercado nacional, excepto a cortiça para as tampas das garrafas que vêm de Portugal, segundo Ricardo Guerra.

Para o efeito, são contactados pequenos produtores de cana-de-açucar em Benguela, Gabela e Kibala, enquanto o melaço vem da Biocon, que dá apoio às pequenas e médias indústrias.

O empresário espera do novo Governo, a regulação do mercado, com novas taxas mais atractivas ao investimento privado, e congratula-se com os novos rótulos obrigatórios nas garrafas, a serem implementados em Fevereiro do próximo ano, de maneira a se trabalhar de forma correcta.

A fábrica de Bebidas Caxaramba está implantada no Lobito desde 2018 e produz essencialmente Rum e Gin 77.

ACTUALIDADE

pt-ao

2022-10-10T07:00:00.0000000Z

2022-10-10T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281560884715502

Media Nova