Media Quiosque

JOSÉ GERALDES : A protecção UV no dia-a-dia

O que bloqueia a radiação UV? O que não bloqueia?

JOSÉ GERALDES* * Director Técnico do Centrooptico

Estamos cercados de radiação ultravioleta (UV) sempre que estamos em ambientes externos – mesmo em dias nublados. Embora a radiação UV tenha efeitos positivos, em excesso, ela pode ser nociva para o seu corpo, de muitas formas diferentes. É por isso que devemos proteger-nos com óculos de sol e protector solar.

O que é realmente eficaz para o bloqueio da radiação UV?

Hoje vamos responder sobre questões como: os vidros de janelas e as janelas dos carros fornecem uma protecção UV eficaz? O que é importante ao escolher um par de óculos com protecção UV? Manter-se à sombra reduz a exposição à radiação? E as roupas ajudam a proteger o corpo contra os raios UV? Em caso afirmativo, como?

É verdade que este Cacimbo vai perdurar na nossa memória, mas todos sabemos que daqui a pouco o sol brilhará e não haverá uma única nuvem no céu. Em dia assim, passaremos a usar óculos de sol e protector solar, sempre que passarmos períodos mais longos em ambientes externos. Contudo, a radiação UV não é encontrada apenas em ambientes externos.

Saiba que os raios UV podem atravessar as suas janelas. Embora a maior parte dos vidros proporcionem algum grau de protecção UV, uma parte da radiação UV nociva – a radiação UVA – atravessaos sem ser filtrada. É possível observar esse fenómeno em roupas expostas em vitrines durante um período de tempo mais longo: a luz solar provoca o desbotamento das cores.

A radiação UV pode danificar os seus olhos e a sua pele – e não apenas quando o sol brilha. Portanto, não somente as lentes de óculos de sol, mas também as lentes transparentes, devem conter um filtro UV especial com uma protecção de até 400 nm*, para proteger de forma eficaz os seus olhos contra a radiação UV. Contudo, quando se trata de óculos de sol, a protecção UV não deve ser confundida com a protecção contra o ofuscamento: mesmo os óculos de sol sem um filtro UV, vulgarmente chamados óculos escuros, reduzem a intensidade da luz solar e, consequentemente, protegem contra o ofuscamento. No entanto, isto minimiza somente o brilho e não o nível de radiação UV.

Os raios UV não só atravessam como por vezes são ainda mais nocivos do que aconteceria se estivesse sem óculos escuros. As lentes escuras podem fazer com que a pupila dilate, deixando passar ainda mais luz UV. Pelo que é muito importante que adquira apenas lentes de óculos com protecção máxima contra ofuscamento, reflexos e radiação UV nociva. Ao comprar lentes de óculos graduados, verifique sempre se oferecem uma protecção UV de até 400 nm. Se o vendedor não souber informar ou fornecer apenas informações muito vagas quanto ao nível de protecção oferecido pelas lentes dos óculos de sol, é preferível não as comprar.

A radiação UV no carro e em ambientes internos – como proteger os olhos

A maior parte dos carros oferece uma protecção UV muito limitada. Os vidros vêm equipados com um bloqueador de UV eficaz que protege tanto contra a radiação UV-B como contra a UV-A. Na Alemanha, por exemplo, desde a década de 1980, todos os carros vêm equipados com uma película transparente que bloqueia toda a radiação UV-B e quase toda a radiação UV-A. Contudo, isso não é suficiente para uma protecção UV completa no seu carro: a maior parte das janelas laterais e traseiras não contêm nenhum filtro UV, tanto para

radiação UV-A como para UV-B. Consequentemente, essas janelas podem permitir a passagem de até 80% da radiação UV-A. Nem mesmo os vidros coloridos são um meio de protecção eficaz, uma vez que filtram apenas cerca de 40% da radiação UV-A.

Assim, a radiação UV não é uma preocupação somente quando desfruta de um dia ensolarado na praia – ela pode ser encontrada em toda a parte, independentemente da hora do dia. O protector solar e as roupas podem ajudar a proteger a sua pele contra os raios UV nocivos. Quanto mais apertada a trama, maior o nível de protecção, no entanto, os seus olhos ainda precisam de lentes graduadas ou óculos de sol com protecção UV. A sombra oferece protecção suficiente contra a radiação UV?

Embora exista menos radiação UV na sombra do que na luz solar directa, até 50% de radiação UV nociva continua a atingir-nos. Nem um guarda-sol ou toldo de praia nos protege completamente. Os edifícios, a água e a areia reflectem até 85% da radiação. A radiação UV atravessa a superfície da água, por isso tenha cuidado também ao nadar: a uma profundidade de um metro, a radiação UV-A continua a ter uma intensidade de 75% e a radiação UV-B uma intensidade de 50%. Cubra o rosto e o corpo com um creme com protecção solar adequada. Uma vez que existem diferentes tipos de radiação UV e as pessoas reagem-lhes de forma diferente, segundo o seu tipo de pele, há, por isso, protectores solares adaptados a todas as necessidades. Qual é o melhor protector solar para mim?

A melhor forma de protecção solar depende em grande parte do seu tipo de pele e, em particular, do tempo de autoprotecção da sua pele. O “tempo de autoprotecção” refere-se ao período durante o qual a sua pele pode ficar exposta ao sol sem se queimar. Pessoas com pele e cabelo claros apresentam um tempo de autoprotecção mais curto do que as pessoas com tipos de pele e cabelo mais escuros. Uma pessoa loira e de pele clara apresenta um tempo de autoprotecção de cerca de dez minutos. O factor de protecção solar (FPS) de um protector solar diz-lhe quanto tempo pode permanecer ao sol sem surgirem queimaduras solares. Por exemplo, um protector solar com um factor de protecção 30 aumenta o tempo de autoprotecção da pele por um factor de 30, ou seja, um tempo de protecção de 10 minutos multiplicado por 30 equivale a 300 minutos (cinco horas) – este é o período de tempo em que o protector solar protege a sua pele contra lesões. Veja como determinar o seu factor de autoprotecção ideal: divida o período de tempo em que planeia permanecer ao sol pelo seu tempo pessoal de autoprotecção para encontrar o FPS indicado para si. Se uma pessoa de pele clara com um tempo de autoprotecção de 10 minutos pretende relaxar na praia durante cerca de 150 minutos, um factor de autoprotecção 15 é suficiente.

Existem também roupas UV especiais com bloqueador UV para nadar ou permanecer em ambientes externos por períodos mais longos.

A roupa ajuda a bloquear os raios UV A roupa é uma boa forma de protecção solar para ambientes externos. Juntamente com um bom par de óculos de sol para os seus olhos e protector solar para a pele, pode desfrutar de uma protecção eficaz para todo o corpo – contanto que vista a roupa certa. Embora qualquer peça de roupa nos proteja contra a radiação UV nociva, o grau de protecção depende de dois factores: da trama e da espessura do tecido. Lembre-se da seguinte regra: quanto mais apertada a trama, menos radiação UV atinge a sua pele. Embora a roupa de algodão ou linho branco sejam especialmente populares em dias quentes, elas oferecem uma protecção fraca e deixam passar uma grande parte da radiação UV. Roupas de fibras sintéticas como o poliéster oferecem uma melhor protecção, pois podem ser fabricadas e processadas com fibras tecidas em tramas mais apertadas. A densidade das fibras de algodão depende do próprio algodão. Entre os materiais naturais, a seda natural oferece o melhor factor de protecção UV, pois as fibras contêm componentes filtrantes que reflectem e absorvem os raios UV. O “factor de protecção ultravioleta” (FPU) indica o nível de protecção oferecido pela roupa UV especial. Ele indica quanto tempo podemos permanecer ao sol sem sofrer os seus efeitos nocivos, tal como acontece com o factor de protecção solar de um protector solar. Ao comprar roupa especial ou roupa de natação com protecção UV, certifique-se de que ela apresenta a classificação 801 padrão de UV, além do factor de protecção solar. Isto garante que a sua roupa irá apresentar protecção UV não apenas quando está seca, como também quando está esticada e molhada. Assim, a radiação UV será bloqueada de forma eficaz em qualquer situação. *nanómetro (nm): A Comissão Internacional de Protecção contra as Radiações Não-Ionizadas (ICNIRP) e diversas organizações de saúde definiram os 400nm como a protecção standard para os raios UV. Quando se fala em protecção UV existe sempre essa referência aos 400nm.

SUMÁRIO

pt-ao

2022-08-01T07:00:00.0000000Z

2022-08-01T07:00:00.0000000Z

https://mediaquiosque.pressreader.com/article/281505050051116

Media Nova